segunda-feira, 14 de abril de 2025

The Dwarf King

E vamos para mais um game de vaza que chegou na coleção e acabou de ser utilizado na minha aula de game design da PUC. The Dwarf King é mais um lançamento da linha pocket da Paper Games e vem assinado pelo Bruno Faidutti, designer que eu gosto bastante. O game possui condições de vitória para as vazas que vão variando a cada rodada, como no Rebel Princess. Apesar de ter gostado do Rebel Princess, não curti muito esse aqui.



O jogo é uma vaza com três naipes de 2 até A. As cartas 1 e 11 possuem poderes especiais, além de 6 cartas douradas também com poderes. A cada rodada, uma carta especial é colocada no deck e as cartas são distruibuídas. A vaza segue normal com as cartas de poderes influenciando os resultados.





O diferencial do jogo é que há um mini deck com 20 cartas de condições de vitória diferencidas para cada rodada. É caos total. A rodada termina e uma nova condição de vitória é escolhida para a próxima.



Eu achei que as condições de vitória deixam o jogo pouco estratégico e meio aleatório na sorte. De resto, sempre legal conhecer uma vaza nova.

#GoGamers

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Cabanga!

Cabanga! é mais um game da linha pocket da Paper Games que é bem gostoso de jogar casualmente. No jogo, sua missão é se livrar das cartas da mão o mais rápido possível, jogando no momento certo e sem abrir brechas. Há quatro linhas de cores diferentes para os players jogarem as cartas. Sempre haverá dois números em cada linha. Quando um jogador coloca uma carta em cima, ele abre espaço para que outros jogadores gritem "Cabanga!" e deem cartas de suas mãos para esse jogador.



POr exemplo: na linha de cartas vermelhas há os números 6 e 13. Um jogador coloca a carta 8 vermelha nessa linha. Agora, qualquer jogador que tenha uma carta vermelha entre 8 e 13 pode gritar "Cabanga!", se livrar dessas cartas e o jogador alvo deve comprar o número de cartas que foram cabangadas. =)



Rapidinho de jogar e aprender e rende partidas com 3 até 8 players.

Gostei. Não é dos favoritos das caixinhas da Paper Games, mas divertiu. Aliás, essa minha coleção está crescendo absurdamente.

#GoGamers

ELEMENTAR: morte em 4 de julho

Ano passado eu joguei o ELEMENTAR: a tumba do arqueólogo e falhei miseravelmente na missão junto ao meu grupo. Dessa vez, não foi diferente; levei ELEMENTAR: morte em 4 de julho para uma noite de boas conversas com amigos e falhamos terrivelmente nessa missão também. Esse tipo de game me faz abrir os olhos para entender que eu nunca seria um detetive.



É um clássico game que você joga e depois pode doar para alguém, afinal de contas, você já sabe o resultado do enigma. Nesse daqui, a história é sobre assassinato com muitas reviravoltas. Eu confesso que fiquei meio decepcionado com a solução - pois achei que força nosso pensamento lateral num nível meio extremo.



Mas rendeu boas risadas e hipóteses levemente perturbadoras com meu grupo de amigos igualmente perturbado.

Parte boa: comprei na PlayEasy numa super promo por 14 reais!

#GoGamers