domingo, 21 de dezembro de 2025

Retrospectiva lúdica 2025

Final do ano chegando e é hora de trazer a famigerada RETROSPECTIVA LÚDICA! Como no ano passado, vou só falar de coisa boa (ahahaha eu até copiei e colei esse parágrafo!).

• Saiu mais um WAR assinado por mim junto com a Grow!



O WAR 2 com novo game design, novas regras para aviões e mapa da Europa da segunda guerra chegou nas lojas em setembro desse ano! O portfólio continua crescendo!

• Consegui um número interessante com a Grow

Esse ano completei 12 projetos realizados com a Grow Jogos e recebi a informação de que meus jogos já venderam 350.000 unidades de 2017 pra cá.

• Saiu meu game indie digital A CAPELA PERIGOSA



Baseado em um conto homônino do meu amigo Oscar Nestarez, lancei com a T4 Entertainment o game que você pode jogar grátis aqui.

• Apresentei artigo e moderei mesa no congresso Video Game Cultures em Praga



O meu artigo "Minimal resources, maximal horror: a study of the game IRON LUNG" gerou boas discussões na querida Charles University na República Tcheca.

• Terminei meu segundo pós-doutorado estudando games

Concluí na PUC, sob a supervisão da conterrânea Professora Lucia Santaella, a pesquisa "Comunicação, consumo e entretenimento: o colecionismo e a a construção de capital por meio de bens digitais no game Marvel Snap".

• Emplaquei 4 artigos sobre games em periódicos acadêmicos legais



• Saiu meu livro novo pela Editora SENAC



INTRODUÇÃO PARA UX EM GAMES já está disponível em versão digital e nas melhores livrarias do ramo!

• Meu top 3 jogos do ano

Joguei 46 jogos novos esse ano e gostei MUITO desses aqui (todos carteados):

Mojo
Odin
Match-fixer’s high

E ano que vem tem mais!

#GoGamers

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Haggis

E vamos de temática inusitada em mais um carteado que deu as caras para a minha ludoteca: HAGGIS. Bom, o Haggis é reconhecido como o prato nacional mais típico da Escócia e consiste essencialmente num pudim salgado tradicionalmente elaborado a partir de miúdos de ovelha (incluindo coração, fígado e pulmões), que são moídos e misturados com farinha de aveia, gordura, cebola, sal e especiarias. Esta mistura é então cozida, sendo o método tradicional utilizar o próprio estômago do animal como recipiente. O resultado é uma iguaria densa, rica em sabor e bem temperada, que é tradicionalmente servida acompanhada de puré de batata e puré de nabo, numa combinação conhecida como neeps and tatties. Aqui no Brasil seria como a buchada de bode, que é um prato que eu adoro, sobretudo a do boteco do Mário aqui do lado de casa.

Bom, esse é o tema do game em questão que saiu aqui em território brazuca pela Grok. O card game é de escalada e funciona muito bem em 2 pessoas. O jogo original, de 2013, era de 2-3 jogadores, mas a nova versão permite 2-4 e tem algumas regrinhas modificadas.



Joga-se da seguinte forma em dois players: há um deck de quatro naipes com 2 conjuntos de cada naipe numerados de 2-10; só quem em dois jogadores utiliza-se apenas um set de 2-10 de cada naipe. Cada jogador recebe 14 cartas no início e elas serão a mão. Os jogadores também recebem um valete, uma rainha e um rei que ficam abertos na mesa, mas contam como mão também. Uma pilha de 8 cartas aleatórias fica de lado e os jogadores recebem cartas de aposta de 5/15/30.



Antes de começar a partida, os players olham suas mãos e decidem se acham que vão ganhar ou não para fazerem uma aposta de 5/15/30 pontos. Isso acelera a pontuação do jogo que termina quando alguém faz 250 pontos. Começam as escaladas. O tipo jogado deve ser seguido até ninguém mais conseguir jogar. Daí, quem ganhou torna. As cartas de valete, rainha e rei contam como coringas ou como cartas que vão dando poder em uma sequência (sendo que o rei é a mais alta). É possível jogar bombas para começar uma rodada mesmo perdendo.

Ao final, quando um jogador bate a mão, ele pega todas as cartas que conseguiu na escalada, as oito cartas do monte de haggis e as cartas que sobraram da mão do oponente (essas ele multiplica por 5). Soma isso tudo mais uma aposta (se ela aconteceu) e esse são seus pontos. O outro jogador só pontua as escaladas que bateu.

Apesar de não ser nenhuma coisa incrível, achei interessante porque foi pensado (e bem pensado) para dois jogadores. Tem um Tichu feelings gostoso. 😅

Mais uma caixinha pra coleção!

#GoGamers