segunda-feira, 26 de abril de 2010

Princes of Machu Pichu

Jogão fantástico que conferi recentemente. Princes of Machu Pichu é ambientado no Peru, na época em que os conquistadores espanhóis chegaram ao país e alguns incas buscaram refúgio na cidade secreta escondida no meio dos Andes. O jogo foi duplamente especial pra mim: primeiro porque é um jogaço e segundo porque no início do ano eu visitei o Peru e passei por Lima, Nazca, Paracas, Cuzco e MACHU PICHU! (até escrevi um post sobre uma loja de jogos que conheci neste belo país)

Através de uma mecânica bem interessante de worker placement, cada player vai movimentando seu príncipe e seus trabalhadores incas por áreas distintas com poderes especiais no tabuleiro. E por falar no tabuleiro, reparem que a arte do dito cujo é uma reprodução bem fiel da paisagem verdadeira:

Arte do tabuleiro:

Foto de cima da montanha de Machu Pichu:

A ambientação do game é muito bem elaborada; parece que o autor, inclusive, é casado com uma peruana. Durante as rodadas é possível recrutar sacerdotes do puma, sacerdotes do condor, criar lhamas para sacrifício, cultivar folhas de coca e confeccionar roupas e jarros. O pack de componentes é bem legal e extremamente caprichado.

O que me chamou a atenção neste game é que ele pode acabar de duas maneiras distintas: a primeira é se os príncipes conseguem recrutar todos os sacerdotes disponíveis e a segunda é se os espanhóis acham a cidade secreta. Dependendo do final a pontuação muda e causa uma grande reviravolta na partida.

Independente do grande carinho que tenho pelo lugar, esse é um game que quero ter com certeza na coleção. Aliás, um detalhe bacana: levei umas folhas de coca pra mascar enquanto rolava a partida (e preciso uploadar essa foto no BGG depois), pois "la hoja de coca no es droga!".

Pra terminar o post, uma emblemática imagem minha nessa aventura por terras misteriosas da América Latina (foto by Jaque).

¡Saludos, amigos! Hasta el proximo post.

Um comentário:

Jackshoku disse...

Bela resenha Vince, E realmente, esse jogo é bom demais! Joguei outra partida dele nessa semana qua passou, e continuo achando esse jogo ótimo. Muito boa a foto para comparação com o tabuleiro, ficou bem parecido mesmo.
-Vinícius.