quarta-feira, 7 de julho de 2010

GAME DESIGN LESSONS: parte 3

Sobre mecânicas de jogos (TREFAY, 2010, p. xiii / xiv / xv )

Mecânicas são as maneiras pelas quais os players se relacionam e interagem com os jogos. Mecânicas são sistemas que nos mostram o núcleo de um game. No design de um jogo podemos usar uma única mecânica simples ou uma série de mecânicas diferentes que quando combinadas resultam em um complexo sistema de jogo.

Daí a importância de jogar diferentes jogos com diferentes mecânicas. Enquanto estamos jogando um game – não importa a plataforma – se ficarmos atentos, podemos ir pouco a pouco desconstruindo seus mecanismos de interação e, assim, descobrir o que funciona e o que não funciona; o que diverte e o que não diverte.

Assim como um aspirante a cineasta tem que assistir a vários filmes e um futuro escritor tem que ler vários livros, é recomendado aos que desejam criar jogos que joguem tudo o que cair na sua frente e, sobretudo, analisem esse material com olhar crítico.

O game designer Marc LeBlanc desenvolveu uma metodologia para analisarmos games que ele batizou de MDE. Onde, segundo o Sr. Marc, primeiro observamos a(s) Mecânica(s), depois a(s) Dinâmica(s) entre os jogadores e por fim a Estética do game. Logicamente alguns games irão primar pela mecânica e dar pouca atenção para o layout e vice versa, o importante é chegar a um consenso que converse com a audiência do jogo.

E o que é Casual Gaming?

Alguns aspectos definem um casual game:
1.Regras e objetivos devem ser extremamente claros
2.Os jogadores devem adquirir proficiência no game de maneira rápida
3.O casual game se adapta facilmente à vida e à agenda do player
4.Os conteúdos devem ser amplos e referenciados, muitas vezes, no cotidiano do público
5.Deve ser simples de acessar. Instalar componentes, instalar CDs ou afins está fora de cogitação.
6.Deve funcionar como um companheiro nos momentos de "micro tédio".

Atualmente, mais de 200 milhões de pessoas jogam casual games com frequência na web. Do total de U$ 41 bilhões da indústria de games, U$ 2,25 bilhões são a parte equivalente dos casual games. (pesquisa verificada em http://www.casualgamesassociation.org/faq.php#casualgames )

Até os consoles de videogame entraram nessa onda. O Nintendo Wii é a maior prova disso.

Até a próxima!

Os apontamentos desse post foram retirados do livro CASUAL GAME DESIGN de Gregory Trefay.

2 comentários:

Flávio Moreno disse...

olha... MUITO interessante esse post.
já estou conseguindo realmente ter novas noções sobre criação e funcionamento de games. eu sempre tive facilidade com a arte, mas com a parte mais dinâmica, não.
valeu, Vince! de novo!

VINCE VADER disse...

Espero fazer muitos posts desse tipo por aqui, Flávio! Não deixe de acompanhar