terça-feira, 12 de junho de 2012

O Vale dos Monstros

Nota: a nova interface do blogspot contabilizou uns rascunhos antigos como posts, ainda faltam alguns para o número 1000, mas está chegando.

ATENÇÃO: Post número 999! No próximo teremos um presente especial para todos os leitores!

Jogo para toda família do amigo Marcos Macri. Em "O Vale dos Monstros" cada player assume o comando de um esquadrão de monstros (esqueletos, vampiros, lobisomens, fantasmas, bruxas, etc.) e devem assustar famílias que estão acampando no vale.



O jogo consegue ser simples e estratégico. Tem uma produção caprichadíssima da Galápagos com um pack de "monster meeples" que se equipara aos meeples clássicos de Carcassonne. A dinâmica está muito legal e o game consegue ser o ponto ideal entre o casual e o não-enjoativo.



Mais um título publicado pelo Macri, que está despontando como um dos grande nomes do game design brasileiro. Acessem a página do game no BGG, clique aqui.

Aproveito para replicar a resenha oficial do jogo aqui: "In O Vale dos Monstros ("Monsters' Valley"), players compete to see which monster is the most terrifying! Players can choose between vampires, werewolves, ghosts, witches, skeletons and mummies, each with different skills but all with the same purpose: Scaring visitors (children, men and women) at the camping area and taking control of their tents.

Each turn, players perform three actions, such as moving up to three spaces on the hexagonal board, scaring a visitor, capturing the visitor and transforming it into a monster, taking control of a tent, and even attacking the other monsters!

Players receive points for controlling tents, scaring visitors and having a large number of monsters. The player with the most points wins. O Vale dos Monstros includes two expert variants as well as different camping set-ups
".

3 comentários:

Marcos Macri disse...

Grande Vince!
Fico feliz que tenha gostado do Vale... Muito Obrigado!! Saiba que vc é uma referência de criatividade e competência para mim no meio lúdico. E parabéns antecipado pelo post n° 1.000... que venham outros mil! Abração, Macri

Paulo Roberto disse...

Ótima indicação Vince... vou dar uma olhada melhor desse jogo.Parabéns pelo livro e do futuro post nº1000...

Gilson Rocha disse...

Vince, sugiro uma postagem sobre a produção de miniaturas ou peças para os jogos de tabuleiro. Não sou um 'jogador de tabuleiro' na vida adulta, apenas começando a entrar (Carcassone e Cthulhu Dice) e sou jogador de RPG e recentemente mestre em educação pesquisando o tema.

Enfim. Como jogador brasileiro de RPG, sei que ter miniaturas bonitas é um sufoco, apesar de eu não fazer questão delas e apenas de marcadores quaisquer para as posições em batalha (mas não em mapa quadriculado). E como é/está o mercado de criação e produção de jogos de tabuleiro no Brasil, principalmente no que diz respeito à produção de peças?

Aqui em Belém-PA, alguns artesãos fazem miniaturas de látex. São criaturas do folclore brasileiro e amazônico. Levarei algumas minis de DeD para perguntar se ele consegue algo nesta linha. Será que gera um negócio no Brasil?

Creio que em alguma postagem aqui você citou a fabricação de peças em madeira, como no jogo aqui. E uma dúvida, é um jogo brasileiro publicado lá fora?

Abraço!

Gilson