domingo, 31 de agosto de 2014

Fiji

Mais um título do Friedemann Friese, o famigerado game designer de cabelo verde, para minha coleção. Card game casualzão ao extremo, rápido e com boas doses de dedução. Fiji é um game sobre exploradores trocando jóias com nativos das ilhas Fiji por cabeças empalhadas.



A temática doidona é desculpa para um jogo com elementos de leilão, aposta, dedução e set collection. Os jogadores devem fazer apostas secretas buscando ativar determinados poderes nas cartas que ficam no meio da mesa. O objetivo é fazer a combinação de jóias mais coerente para levar o maios número de pontos (representados pelas cabeças empalhadas de celebridades).



O jogo é bacaninha e num primeiro momento promete, mas dá pra ver que em poucas jogas já fica um pouco enjoativo. A arte é legal. Antes de vender vou querer jogar mais para dar uma analisada se vale como "jogo família".

Imagens do BGG.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Gamers HQ - uma segunda visita nesta bela loja de jogos

Em 2011 estive em Berlin e visitei esta bela loja. Escrevi uma resenha caprichada na época (leia aqui) porque o lugar merece. Além da variedade de títulos em board, card, war e miniature games, o atendimento dos caras é primoroso. Visitei Berlin novamente este ano e fui para a Gamers HQ outra vez. A loja continua no mesmo lugar e excelente como da outra vez.

Dessa vez tinha mais coisas independentes nas estantes. Travei contato com muita coisa diferente. Isso é um ponto alto da loja: os indies de tabuleiro. É muito legal ver como a galera publica umas coisas sensacionais de maneira independente por aqui.

Comprei duas coisas "estranhas"que queria muito para minha ludoteca (resenhas brevemente) e o dono ainda me entupiu de expansões promocionais de jogos.

Para conhecer mais, clique aqui e acesse o site. Eles entregam para o Brasil.

E segue uma pequena leva de fotos. Destaque para a primeira com o olhar de "quero comprar tudo". =)







segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Euphoria: Build a Better Dystopia

Jogamos este bonito game em um recente encontro lúdico e foi uma experiência bem legal. "Euphoria: Build a Better Dystopia" é um jogo tematizado em um futuro distópico no qual, com poucos trabalhadores, você deve mudar o rumo de uma cidade imaginária utilizando sua estrutura, recursos e paisagens. A arte e os componentes formam um belo pack e deixam o clima mais legal.



O game utiliza mecânicas sortidas: 1) Os dados D6 representam seus trabalhadores e aqui entra o dice rolling do game; 2) há gerenciamento de cartas na mão para conquistar poderes/favores; 3) os jogadores devem colecionar padrões para completar missões; 4) há uma gama enorme de personagens, poderes e possibilidades para se explorar na interface do tabuleiro. A dinâmica é bem legal e dá pra pegar rápido o funcionamento; o objetivo é colocar 10 estrelas no tabuleiro, para isso, deve-se conquistar territórios, comprar itens e ativar trabalhadores.



Como em todo bom jogo com muitas escolhas de ações no tabuleiro, é preciso planejar muito bem em quais recursos investir para finalizar pontos no médio e longo prazo. Há alguns elementos colaborativos/coletivos que pesam na hora de escolher rumos para conquistar pontos. Gostei bastante da ideia de abrir tiles secretos que liberam novos poderes no tabuleiro e penalizam aqueles que não ajudaram a construir.



Quero jogar de novo. Título advindo da ludoteca do amigo Estevão. Imagens do BGG.

sábado, 23 de agosto de 2014

Galeria Kaufhof - Frankfurt e Berlin (Alemanha)

As lojas de departamento Galeria Kaufhof se espalham por toda a Alemanha. Em 2011 visitei uma delas em Munique e agora visitei uma em Frankfurt e outra em Berlin. Na primeira visita encontrei uma loja bem servida, cheia de variedades (infantil, casual, família e hardcore) e com boas ofertas, mas dessa vez achei o cardápio bem fraquinho.

Havia uma leva enorme de jogos infantis e games com personagens de franquia, mas pouca coisa mais elaborada para o heavy gamer. Prateleiras forradas de Carcassonne e Catan com alguns games menores no meio. Acabei comprando uns card games pequenos que estavam em promoção e sempre são bons materiais para usar em aulas e workshops. De toda a maneira, vale a visita.

Seguem algumas imagens do local:







segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Tweeeet

Finalmente consegui comprar este game para minha coleção. A caixa é um pouco feia, mas os componentes são bem legais e o jogo é bastante divertido. Tweeeet é um game no qual cada jogador controla um passarinho e deve percorrer o board modular até chegar em seu ninho. O set de peças é muito bem feito e possui os passarinhos, joaninhas, minhocas, morangos, uvas e grãos de café. Cada elemento é um ponto de "combustível" que o seu passarinho deve coletar para poder continuar voando; cada hexágono percorrido gasta um ponto de energia e é preciso calcular bem sua rota para não ficar sem comida no meio do caminho.



Dois pontos que eu gostei bastante no game: 1) dá pra jogar em equipes e os pontos são somados e divididos no final; 2) o manual de regras tem uma página de setup e uma de regras, dá pra aprender o game em 5 minutos. A regra principal é que você precisa tentar pousar sempre na comida de maior valor para marcar mais pontos.



Comprei na loja Gamers Head Quarter de Berlin. Esse foi difícil de achar porque ele é independente e não é achado em grandes lojas. Imagens do BGG.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Gamers World: uma loja bem legal de Dublin (Irlanda)

Visitei Dublin (Irlanda) nas férias recentes. Cidade incrível com um puta clima gostoso, boa cervejas e excelentes festas. No meio de todo esse cenário paradisíaco fui pesquisar as lojas de nerdices locais. Em Dublin tem Forbidden Planet e mais um monte de boas lojas; uma delas é a Gamers World.

Loja térrea com paredes lotadas de bons games separados por categoria, a Gamers World ainda oferece um atendimento primoroso e uma área enorme para a galera jogar qualquer tipo de coisa.

Preços salgadinhos, mas achei coisas que queria faz tempo nesse belo local. Para conhecer o site, clique aqui. E a seguir, algumas imagens do local.







quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mais um entrando no forno

Essa semana comecei a rabiscar mais um projetinho lúdico. É um game abstrato com pegada de tower defense e usará D20s em sua composição. Ainda sem nome, esse jogo completará meu projeto de games baseados nos dados clássicos de RPG. Em ordem de valores, os games do projeto são: PYRAMYZ (D4), YN (D6), OKTO (D8), TÍZ (D10) e DOMINAEDRO (D12).

Aguardem novas e fiquem com uma imagem do pré-pré-pré-protótipo:



E um detalhe importante: POST DE NÚMERO 1200 AQUI NO GAME ANALYTICZ!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Spielwiese - Uma ludoteca-bar em Berlin

Este é um espaço bastante legal que visitei na recente viagem para Berlin. A Spielwiese é uma pequena ludoteca-café-bar entupida de bons jogos do chão ao teto. O espaço possui a proposta de reunir gamers para jogar e tomar cerveja.

O que eu achei muito legal é que cheguei, sentei numa mesa e o atendente já veio perguntar de onde eu era para me colocar em uma das mesas pra jogar. Experimentei um game alemão cujo autor estava presente na casa naquele momento. Fica em um bairro super legal, cheio de restaurantes e lojas de música, o passeio vale por todo o entorno.

Outro ponto legal: é possível comprar vários jogos da "lojinha" que fica lá dentro.

Excelente experiência!

Clique aqui para visitar o site do local. Seguem algumas fotos do espaço: