domingo, 24 de setembro de 2017

Bandeja board game do McDonald's

Para divulgar a McDonald's 5k, a maior corrida feminina da América Latina, a marca do palhaço Ronald disponibilizou um papel de bandeja que é um board game de race to the end.

Há duas maneiras de jogar. A primeira é analógica usando uma batatinha pra girar uma roda (que simula um dado) seguindo os eventos do tabuleiro. A segunda maneira é usando o Facebook bot respondendo quizzes para caminhar na trilha. É uma integração bem legal de plataforma mobile com game e ação de ponto de venda; os jogadores colocam seus nomes e o bot vai conduzindo cada uma das jogadas. Clica na imagem a seguir para ver a brincadeira ampliada:


A criação é da agência DPZ&T e eu fui contratado - junto com meu amigo Paulo Jimenez - para desenvolver a parte de game design/mecânica.

Portfolio lúdico crescendo com esse freela bem diferente. Bem legal ver empresas que estão apostando em linguagens do entretenimento para suas ações de comunicação e marketing.

#GoGamers

domingo, 17 de setembro de 2017

Titan race

Poxa, esse aqui divertiu bem na última joga que fizemos em 7 de setembro. É um race to the end com monstros em cenários bizarros. Basicamente você rola dadinhos, escolhe uma manobra e segue pelos pontos do tabuleiro tentando chegar ao outro lado.



Cada tabuleiro tem um poder que interfere na corrida e as criaturas também possuem habilidades que dimamizam o andamento de uma partida.

É desequilibrado, mas é bem legal. Você pode bater e empurrar os oponentes, deixar armadilhas no caminhos e usar poderes para acabar com a jogada alheia. É uma versão dark analógica de Mario Kart. :-)



O game tem um efeito "pac man" de mecânica bem divertido: quando você chega numa beirada do tabuleiro, entra pelo outro (como um portal dimensional). Isso influencia como vc se movimenta.



O tabuleirinho poderia ser um pouco maior para uma melhor visualização, mas isso é detalhe. Poucos componentes, mas muito caprichados. Daqueles games que conversam com quase todo tipo de jogador.

 Mais um conferido!

 #GoGamers

domingo, 10 de setembro de 2017

Dice Forge

Existem inúmeros games com mecânica de deck building. São aqueles que os jogadores começam com um punhado de cartas fraquinho e devem ir dando upgrade até que fique mais poderoso comprando cartas de um pool. Dice Forge segue essa lógica, mas - ao invés de dar upgrade no seu baralho - você dá um boost nos seus dados. Esse fez parte do cardápio da joga extrema de 7 de setembro.



É isso aí. Os jogadores tem dois dados com faces removíveis que podem ser turbinados de acordo com a estratégia de cada um. Todos começam com os dados com faces limitadas e, a cada rodada, devem ir acumulando recursos (por meio das roladas) para comprar novos poderes.



Alguns pontos positivos: jogo engenhoso e criativo. É possível criar boas combinações para ganhar recursos, pontos ou ouro com os dadinhos. Ilustras bonitas.



Algums pontos negativos: o game tem um skin temático que passa em branco; tem uma narrativa de deuses e oferendas que acaba passando despercebida. Desmontar as faces é difícil (precisamos usar uma chavinha de fenda durante a partida). As partidas são muita rápidas; você pisca e já acabou (acho que vale uma house rule para aumentar o número de turnos).



Gostei da dinâmica e do gamelay. Apesar dos problemas, é um game bem legal.

#GoGamers

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

CURSO DE GAME DESIGN: PROCESSOS CRIATIVOS E MODELOS DE NEGÓCIO NA CASAFAN

OPA!!!! E no mês de setembro estarei ministrando um curso super legal de "Game Design: processos criativos e modelos de negócio" na incrível CASAFAN. Não sabe o que é a CASAFAN? É a Casa do Saber Fantástico! Um espaço de conhecimento voltado exclusivamente para o universo geek, com cursos ministrados por profissionais de largo conhecimento acadêmico e mercadológico.



Neste curso, iremos discutir processos de game design juntamente com algumas das estratégias de monetização mais utilizadas pela indústria de jogos. No cenário contemporâneo, games se tornaram plataformas midiáticas extremamente poderosas, com potencial de transmissão de mensagens que extrapola o puro entretenimento. Unindo teoria com a prática, vamos estudar alguns dos principais autores deste campo e prototipar ideias de jogos analógicos (tabuleiro e cartas). O curso dará ênfase ao mercado brasileiro e às possibilidades existentes para se trabalhar na área.

Algumas informações importantes:

Prof.: Vicente Martin Mastrocola (Vulgo Vince Vader; vulgo autor deste site)
Dois encontros de três horas cada
21/09/17 - Encontro 1
28/09/17 - Encontro 2
Horário: das 19h30 às 22h30

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E SABER MAIS INFORMAÇÕES!

#GoGamers