terça-feira, 24 de julho de 2018

Game Design através das eras: o tabuleiro de Senet original no Museo Egizio de Turin (Itália)

Vim pra Turin (ou Turim ou Torino) na Itália para o congresso da Digital Games Research Association (DIGRA 2018) [Aliás, quem quiser ler meu resumo expandido que vou apresentar no congresso na quinta agora, clica aqui]. Baita cidade legal e cheia de coisas bacanas. Estive aqui em 2009 e até fiz um post de bar bacana daqui. Dessa vez vim com mais tempo e estou explorando com mais calma as coisas incríveis que esta cidade tem pra oferecer.

Hoje, por exemplo, visitei o Museo Egizio (Museu Egípcio) e, dentre as trocentas peças expostas me deparei com algo que me chamou atenção: um jogo milenar de Senet (ou Aseb) original e completamente preservado. Já falei desse game nesse post aqui e tenho uma réplica bem legal, inclusive (esse é obrigatório em coleção de abstratos). Saca só que legal essa relíquia:





O que é mais interessante de poder admirar uma obra dessa: game design já era algo pensado milênios atrás. Ok, não tinha esse nome, mas já havia uma preocupação com mecânica, dinâmica entre players e a estética da parada. É bem legal poder fazer uma reflexão do quanto isso evoluiu até hoje tanto em jogos analógicos quanto digitais. =)

#GoGamers

Nenhum comentário: