quinta-feira, 28 de março de 2024

Cat in the box

Esse aqui é um dos destaques desse ano. Estava muito na pegada de jogar Cat in the box, mas algumas oportunidades acabaram passando. Quase peguei ele ano passado quando viajei para a Bulgária; no entanto, acabei optando por caixinhas bem pequenas para a minha mala (igualmente) pequena. Sem problema: a Galápagos lançou em terras brasileiras e eu comprei faz um tempinho - só que joguei hoje somente. Cat in the box é um jogo de vazas quântico! Se baseia na ideia do gato de Schrödinger; aquela velha ideia do gato que está vivo e morto ao mesmo tempo. Só que aqui, o gato não tem uma cor definida para a vaza. Ele pode ser de qualquer cor, desde que não instaure um paradoxo.



O jogador que inicia a vaza deve dizer a cor da vez e jogar uma carta preta e branca com um número. Assim que esta ação é feita, ele deve colocar um token com seu ícone no mini tabuleiro com números únicos. Ou seja, quando alguém joga um 5 azul é impossível que outro 5 da mesma cor seja jogado. Assim as vazas vão sendo conduzidas com uma regra extra: a cor vermelha ganha de todas as demais, mas é preciso negar uma das outras três cores para colocar cartas dessa tonalidade.



O tabuleiro vai tendo seus espaços ocupados até que todo mundo jogue sua mão ou até que alguém não consiga colocar uma peça gerando um paradoxo. A pontuação do game é bem marota, pois você faz um ponto positivo por vaza ou um ponto negativo por vaza se gerou um paradoxo. Outro detalhe: no início de cada rodada, você faz uma previsão de quantas vazas vai realizar. Se acertar, ainda ganha um bônus de peças colocadas ortogalmente no tabuleiro.



Eu adorei. Estou muito na pegada das vazas e Cat in the box surpreendeu muito pela variedade de estratégias.

Mais um título foda para a estante de vazas!

#GoGamers

Nenhum comentário: