



Anachronism é produzido pela Triking Games em parceria com o History Channel, onde o jogador controla um guerreiro histórico e/ou mitológico, como em um duelo de miniaturas. O fato do jogo ser amparado pelo canal de TV já dá uma certa conotação de advergaming pra ele.
No Brasil o jogo parou na sua segunda edição editada pela Devir, mas já se encontram à venda as demais edições em inglês pela Internet. Cada coleção tem um starter pack com dois guerreiros, tabuleiro, dados e regras, depois você compra boosters pré-setados com 5 cartas. O legal aqui é que você só compra o que interessar e já sabe o que vem no pacote, não fica acumulando repetidas.
O jogo leva esse nome pois o grande barato é você fazer combinações de culturas e épocas diferentes. Imagine o seguinte combate: de um lado da arena está Júlio César usando uma katana, trajando uma armadura egípcia e guiado pelo deus Thor; do outro lado está Joana D´Arc, empunhando uma espada turca, equipada com um escudo espanhol e inspirada por uma divindidade indígena-americana. As combinações são infinitas e a diversão garantida.
A mecânica geral é simples e fica mais complexa de acordo com a combinação (combo) que você monta. Cada jogador usa um guerreiro e quatro cartas de apoio que são reveladas no início de cada turno. Os personagens se movimentam em um tabuleiro simples para duelarem.
A genialidade do jogo vem da sua rapidez. Cada partida dura em média cinco minutos, o que faz você esgotar as possibilidades rapidamente e querer comprar mais e mais! Outro ponto forte do card game é a qualidade das cartas, são poucos os jogos que tem o primor gráfico que ele tem.
Apesar de ser um ótimo card game, a oitava coleção dele ainda não foi lançada e boatos dizem que o jogo acabou, o que é uma pena, pois dos últimos lançamentos da categoria esse é um dos melhores.
A Revista Dragão Brasil #121 veio com um Deck grátis cedido pela Triking Games, afim de conseguir novos jogadores para o Card Game, eu mesmo comprei umas 20 revistas pra conseguir novos cards.