quinta-feira, 11 de julho de 2013

Duas lojas de jogos em Warsaw (Polônia): GRAAL e FABER&FABER

Visitei a Polônia na viagem de férias que estou fazendo e - logicamente - fui dar uma pesquisada no mapa de lojas de boardgames locais. Visitei duas lojas, a Graal e a Faber&Faber. Apresento as impressões sobre ambas a seguir:

GRAAL

Na verdade a Graal é uma rede de lojas polonesa. Pela cidade de Varsóvia e outras cidades do país é possível encontrar lojas dessa rede. A especialidade dos caras é board/card game, mas vendem Magic, Warhammer, acessórios e mais uma porrada de coisas.

Eu visitei a loja que fica em um shopping debaixo da estação central de trem. O cara que me atendeu foi super gente boa. Me deu uma aula sobre a cultura dos games analógicos na Polônia e me explicou como funciona o mercado de publicação por aqui. Há diversos autores poloneses fazendo nome na Europa com diversos games, mas o ponto bacana é que existe uma indústria de publicações locais que faz acontecer a coisa.

Comprei um jogo 100% polonês seguindo as indicações do vendedor. O endereço da loja que eu visitei é Dworzec Centralny al. Jerozolimskie 54 (Galeria Północna N56) - www.sklep-graal.pl. A seguir, algumas imagens do local:








FABER&FABER

Na verdade não é uma loja de games. É uma livraria que também vende games, card games e Warhammer. Possui pouca coisa nas prateleiras, mas tudo que está lá é bom. A seleção de board games é bacana e o dono me contou que só coloca jogo 100% polonês e jogo premiado na loja.

Há um porão para a galera jogar e pintar Warhammer. Um pouco fora de mão para chegar, mas vale o passeio pois fica pertinho do parque com a estátua do Chopin. O endereço é ul.Puławska 11 - www.faberfaber.pl. Imagens a seguir:







E para terminar essa salada de letras dos endereços, segue a clássica piada do polonês que foi ao oculista:

O Polonês, radicado no Brasil há dois anos, vai ao oftalmologista fazer um exame.
O médico mostra um cartaz com as seguintes letras: "C Z W I X N O S T A C Z".
- Consegue ler as letras no cartaz? - pergunta o médico.
- Claro! Eu conheço este sujeito!

2 comentários:

Marcelo Almeida disse...

Comprei o Magnum Salt nessa Graal aí, se catar nos teus emails acho que te comentei sobre ele, foi esse que o vendedor te indicou também?

VINCE VADER disse...

Opa! Ele me indicou o MAGNUM SALT, Marcelo! Mas acabei levando um outro de nome estranho que em inglês quer dizer SUMMER RESORT ahahahah.