terça-feira, 2 de julho de 2013

Hanabi

Hanabi é um card game no qual os players são criadores de espetáculos orientais com fogos de artifício. Além da temática inusitada, esse simpático card game recebeu várias indicações de prêmios. E isso é realmente um feito pois ele só usa 60 cartas e 11 fichinhas de marcação. O que faz deste game de autoria do Bauza um centro de tantas atenções?

Creio que é a dinâmica entre os players. O objetivo do game é montar sequências crescentes de cores e números na mesa. O grande detalhe é que os jogadores olham suas cartas pelo verso. É isso mesmo, você vê as cartas de todo mundo, mas não vê as suas. A grande sacada do jogo é você ir dando dicas para que os demais players possam baixar as cartas certas nos momentos certos, o que faz de Hanabi um card game cooperativo.



Cada player em sua vez pode dar uma dica de uma cor de carta que um parceiro segura (ou uma dica de número), mas sempre que faz isso uma fichinha é depositada na caixa do game. Se as fichinhas acabam não é possível dar dicas, então os players devem descartar cards para repor o estoque. Se um player baixa uma carta fora de ordem ou de cor errada, entra um marcador de explosão no game e todos perdem se três deles vierem para o game.

É simples, diferente e bem divertido. Casual pra caramba, mas ainda assim um jogo simpático que não pesa nada e cabe na mochila pra levar para cima e pra baixo. Esse aqui eu comprei e está figurando entre as últimas aquisições da ludoteca.

3 comentários:

Fuzaro disse...

Pô Vince, gostei bastante da explicação, esse jogo tem textos? ou é igual o 7 Wonders (ícones auto-explicativos) ?

VINCE VADER disse...

Sem nenhum texto. Só imagens, Fuzaro.

Igor Mascarenhas disse...

Agora que a Galápagos vai lançar no BR eu vou comprar o meu. Super curioso pra jogar