segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ha! Ha! Moustache

Meu amigo e parceiro de pesquisa Mauro Berimbau adquiriu essa pérola. Ha! Ha! Moustache é um card game inusitado. Um player sorteia uma carta e vai lendo pistas para que os outros players tentem adivinhar de quem é o bigode desenhado. As pistas começam mais herméticas (que valem mais pontos) para mais óbvias.

Um exemplo:
1.Personagem de videogame
2.Usa chapéu vermelho
3."It's a me!"

Resposta: Mario. Quem adivinha com menos dicas, ganha mais pontos.

Tem uns bigodes de personagens bastante obscuros. Valeu conhecer pela curiosidade.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Super motherload

Joguinho simpático dinâmico e fácil de jogar. Em Super Motherload os jogadores comandam equipes de mineração explorando o solo de marte em busca de pedras e metais preciosos. A mecânica básica é de deck building e - como em outros jogos desse gênero - é preciso ir ganhando pontos para incrementar seu deck com poderes/personagens mais robustos.



O layout é um ponto importante do game. Conforme a escavação vai acontecendo, o tabuleiro vai ganhando novas partes como se fosse ficando mais profundo e revelando itens mais precisos para serem adquiridos.



Quando um jogador inicia uma escavação deve colocar tiles pretos para indicar que um lugar já possui uma "entrada". É possível sempre usar um caminho iniciado por um player, por isso é importante estar atento aos movimentos dos oponentes para chegar em pontos melhores usando o esforço alheio.



Nada de novo, mas divertiu. Bem bacana. Jogamos em três players e eu consegui fazer uma limpa nos achievements especiais do game.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Caminhando para a reta final: HÚSZ

Minha declaração de amor pelos jogos abstratos vai ganhar mais um título em breve. HÚSZ, um game de domínio de área e estratégia chegará no segundo semestre desse ano. Esse vai ser meu game mais caprichado: a arte está por conta do amigo Rodrigo Snow que está - perdoem meu francês - botando pra foder no layout do game. Os componentes serão de altíssima qualidade também. Segue um preview misterioso do que vem por aí:



Acompanhe as novidades aqui pelo blog. Logo menos estarei divulgando o lançamento oficial. Depois do ONE-LEGGED ZOMBIE CHICKEN, este é o segundo game analógico que lançarei esse ano!

#GoGamers !!!!!!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Forge war

Esse game é da safra de 2015. É novo, mas já está em discussão na web faz tempo. Gostei bastante dele, apesar de ser extremamente demorado. FORGE WAR é ambientado em uma temática medieval, nada novo, mas tem umas combinações de mecânicas interessantes. Vou explicar um pouquinho do jogo e ir detalhando um pouco mais sobre a estruturação dele.



O jogo possui uma lógica que segue alguns passos: fazer mineração, ações especiais (recrutar guerreiros, comprar itens no mercado etc.) e selecionar quests.

A fase da mina lembrou um pouco o jogo abstrato YINSH onde cada jogador sai de uma área e deixa uma peça da sua cor. Aqui, no caso, você deixa uma picareta e recolhe o material indicado no tile. Como no YINSH, também, sempre que você avança numa linha e passa em cima de peças de outra cor, elas mudam e se tornam suas. Bem divertida essa parte.



De posse de bronze, esmeralda, carvão e outros minerais é preciso evoluir guerreiros, forjar armas, comprar poderes especiais e arquitetar planos para a próxima fase: a quest. Na última fase cada jogador pode comprar as missões disponíveis na mesa; aqui entra a parte de mais estratégia do jogo, pois é preciso comprar as "fórmulas" de forja no mercado e ter os materiais para fazer as armas disponíveis.

Os guerreiros precisam estar com poderes mínimos para enfrentar as missões que são possíveis de serem resolvidas parcialmente. Achei legal esse ponto. A cartinha de baixo mostra isso: uma missão que possui três fases, se a primeira é resolvida o jogador pontua parcialmente.



Achei legal e perdi por poucos pontos. Talvez pelo tempo de jogo (quase 4 horas com a explicação) eu não jogaria de novo tão cedo, mas valeu muito. A arte é bem divertida também. Imagens do BGG.

#GoGamers

segunda-feira, 8 de junho de 2015

BATTLE SCENES - Iniciativa Vingadores

Bom demais! Acabou de chegar aqui em casa um presentão da Copag: BATTLE SCENES - Iniciativa Vingadores! Ganhei os starters packs com uma caixa de boosters =). Pegando o embalo no novo filme da Marvel, os packs temáticos estão com Ultron e Visão como personagens principais. Dá uma clicada na imagem abaixo pra sacar o material:



Já falei isso, mas vale repetir: a Copag tá dando um belo exemplo de como um produto lúdico estrategicamente criado pode ser destaque no mercado nacional. E também está dando uma aula no quesito de licenciamento de marca/personagens. Meu amigo Fábio Michelan, inclusive, fala bastante desse assunto na entrevista que deu para o meu novo livro de GAME DESIGN.

Estou curtindo muito o trabalho que tá rolando nesse game. Vida longa pra ele!

#GoGamers

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Open-face Chinese poker

Faz tempo que eu não posto um game que se joga com baralho normal.

O amigo Fábio Michelan, que trabalha na Copag e é um especialista nos mais variados jogos de cartas, me apresentou um jogo simples e tremendamente divertido: Open-face Chinese poker. Um game que você joga com um baralho normal com partidas que duram menos de dois minutos.



A brincadeira é muito simples:

1) Há um grid imaginário de 3/5/5 linhas;
2) Cada jogador recebe 5 cartas e as coloca como quiser;
3) Cada jogador compra uma carta e vai colocando no grid até completar todas as linhas;
4) A fileira mais baixa tem que ganhar da segunda que tem que ganhar da terceira (seguindo sequências de poker);
5) O jogador que ganha com os valores mais altos vence os demais.

O vídeo a seguir é bem didático e explica as regras com mais profundidade:


Ideal para jogar em boteco.