segunda-feira, 8 de março de 2010

Chinatown

Jogos de negociação sempre são legais. Primeiro porque eles estimulam a interação entre os players e segundo porque parte das regras são criadas na hora, afinal de contas não existem receitas de bolo para fazer negócios. Chinatown é um título fantástico; complexo no sentido de gameplay, mas é bem fácil de jogar e pegar o espírito.

Os players devem construir a maioria de negócios nos bairros de Chinatown que são floriculturas, restaurantes, lavanderias, etc. A ideia é construir os negócios em conjuntos, ou seja, um player deve tentar construir o maior número de lavanderias grudadas umas nas outras, pois é assim que se ganha dinheiro e quem tem mais grana leva a vitória.

A negociação entra justamente na questão do domínio de área. Cartas são sorteadas todas as rodadas e elas indicam terrenos que irão pertencer aos players; como o tabuleiro é enorme, fica difícil de tirar lugares próximos para construir empresas, logo, você tem que negociar com outros jogadores o que mais lhe interessa.

Chinatown segue a linha do Traders of Genoa, que é o melhor game de negociação que eu já joguei, onde tudo pode ser acordado de qualquer maneira. Porém, a experiência de jogo deste título também é sensacional.

Arte bem objetiva e limpa. Imagens do BGG.

Nenhum comentário: