segunda-feira, 21 de junho de 2010

COLONIA

Colonia é um jogaço ambientado na idade média em uma grande cidade do Sacro Império Romano onde famílias de nobres disputam influência política e comercial. Os jogadores controlam estas famílias de patrícios e através de uma série de ações devem conseguir comprar relíquias preciosas e assim ganhar os pontos de vitória.

O jogo possui uma estrutura complexa e muito bem engendrada. Cada ação requer um cuidadoso planejamento futuro para que não falte recursos nas situações chave do game. Basicamente há uma primeira fase onde os players colocam os membros de suas famílias em uma corte (isso define ordem de jogo e poder de voto); na segunda fase é possível alocar familiares para comprar matéria prima no mercado; na terceira fase, com a matéria prima, se produz os bens manufaturados; na quarta fase é onde coloca-se as mercadorias em barcos para ganhar dinheiro; a fase final consiste em usar o dinheiro para comprar relíquias religiosas picaretas (pedaço da cruz de cristo, pena da pomba de noé, etc.)

Li algumas críticas em relação ao uso de dado para definir alguns setups do tabuleiro, mas sinceramente não me incomodou nem um pouco. Achei emocionante e bem envolvente, é preciso estar atento a cada ação dos oponentes, pois joga-se com um biombo que esconde recursos, dinheiro, etc.

Apesar do manual de 14 páginas e da duração de 2 horas, é um game altamente intuitivo conforme a partida vai se desenvolvendo. Joguei somente uma partida, mas quero experimentar novamente; obtive uma vitória disputadíssima e ganhei no desempate de dinheiro.

A arte é fantástica e os componentes idem. Nota 10. Imagens do BGG.

Nenhum comentário: