segunda-feira, 31 de março de 2025

Cocô

Bom, Cocô é um jogo sobre cagar em uma privada sem deixar a merda entornar. É isso. Um jogo de bater a mão com um monte de variantes sem sentido.



Não é nem pelo tema, mas o game é chato mesmo. Tinha que ser mais barato pra valer a piada.

#GoGamers

segunda-feira, 24 de março de 2025

Mojo

E chegou mais um carteado para a ludoteca que não para de crescer com pequenas caixas cheias de grandes diversões. Mojo saiu recentemente pela Paper Games e faz parte da linha pocket da editora. Dessa coleção, meu favorito era o Jungo, mas agora o Mojo entrou no lugar. É um game de escalada que você te que fazer o mínimo de pontos possíveis e tem um lance legal de contagem regressiva.



A brincadeira funciona assim: cada jogador recebe 8 cartas e uma carta é colocada aberta no centro da mesa. Um jogador pode jogar uma carta menor que a do centro e passar, jogar uma carta maior e comprar uma ou jogar uma (ou mais) carta de mesmo número e depois fazer a jogada de maior/menor.



Quando um jogador ficar com três ou menos cartas na mão ele as coloca viradas pra baixo e essas cartas não são jogadas. Cada vez que termina uma rodada, uma carta dessas é revelada. Quando todas forem reveladas, acaba a partida e os pontos são somados. Quando alguém fizer 50 pontos, o jogo termina e ganha quem marcou menos pontos. Lembrando que você só pontua a maior carta de uma cor e se você tem várias cartas com mesmo número só pontua uma delas. Me lembrou um pouco o No Thanks. Tem a carta de MOJO que pode ou não dar 10 pontos a mais para quem iniciou a contagem.

Gostoso de jogar e rende com até oito players e possui regras para dois também.

#GoGamers

domingo, 23 de março de 2025

Glitches

Acho que agora completei minha coleção de pocket games publicada pela Paper Games e assinada pelo mestre Reiner Knizia. Glitches era a última caixinha que faltava conhecer, mas foi o que menos gostei. É um card game minimalista feito somente com 24 cartas-tiles quadradas e é para dois jogadores.A temática é de hackers invadindo sistemas antigos, mas o game é abstrato em sua essência.



Cada jogador recebe 6 cartas-tiles e deve reservar duas secretamente. Em seguida, alternando rodadas, vão colocando as peças na mesa ortogonalmente respeitando um formato de 4x4.



Toda vez que um jogador faz uma linha/coluna com três números iguais, três cores iguais, uma sequência de três números ou três cartas somando 11 ou mais, esse jogador marca um ponto. Mas, toda vez que um jogador faz uma linha/coluna com quatro números iguais, quatro cores iguais, uma sequência de quatro números ou quatro cartas somando 11 ou mais, esse jogador marca dois pontos.

As cartas reservadas são reveladas depois que o grid é completado e podem gerar pontuações extras seguindo a lógica anterior.

O jogo tem um problema de visualização e não fica muito intuitivo marcar os pontos. No entanto, eu achei muito boa a ideia dessa coleção. Até porque eu sempre compro cópias extras para sortear nas minhas aulas de game design na PUC.

#GoGamers

segunda-feira, 10 de março de 2025

NOVO WAR 2 na ABRIN 2025

Hoje foi dia de visitar a ABRIN 2025 , que é o principal evento de brinquedos da América Latina. E, olha só que legal: meu novo projeto com a Grow Jogos e Brinquedos Ltda estava em exposição! Brevemente já começa a produção do NOVO WAR 2, com novas regras e novo game design remodelado por mim. Não é por nada não, mas as miniaturas de aviões ficaram muito boas e agora temos D8s para calibrar diferentes tipos de ataque. O mapa é da Europa e essa versão também tem as regras para equipes. Valeu demais Joao Nagano Junior, Mateus Sallowicz e Angelo N. Marin pela parceria épica! Esse é meu 12º projeto com a Grow. E vem mais esse ano. 🤘 🥰



#GoGamers

sábado, 1 de março de 2025

Caveiras de Sedlec

A República Tcheca é famosa por ter alguns dos ossuários mais famosos do mundo. Um deles, o ossuário de Sedlec, que dá nome a este card game, fica na cidade de Kutna Hora - uns 80 km de Praga. No card game, é preciso montar uma pirâmide de cartas de ossos combando poderes. Ossos de nobres precisam ter outros nobres e camponenses abaixo deles na pirâmide. Ossaturas de bandidos procuram redenção ficando ao lado de clérigos. Amantes pontuam se estão juntos e, de quebra, a versão brazuca da Across the board vem com 10 expansões de personagens para incrementar as partidas e que permitem uma modalidade solo.



É um card game rápido de montagem de padrões totalmente focado para público casual. É um tipo de jogo de puzzle com um tiquinho de estratégia. Arte bonita e só usa cartas.

E uma curiosidade para terminar esse post: em 2016, quando estava fazendo doutorado na Eslováquia, visitei Brno - cidade da República Tcheca - que tem o ossuário de Saint James. Não é o mesmo do jogo, mas fica no mesmo país. Foi legal revisitar essas imagens:





Mais um card game conferido esse ano. Seguimos sempre pegando boas referências e aumentando a ludoteca.

#GoGamers