sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Faraos Cigarer - Mais uma boa loja de board games em Copenhagen (København, DINAMARCA)

Mais um post narrando as visitas lúdicas no norte europeu. Depois da visita até a loja Fantask, eu e o amigo Big rumamos para a incrível Faraos Cigarer. A loja é boa, dois andares de nerdice de primeira, variedade (porém sem grandes lançamentos), bom atendimento e bem aquecida (estava 5 graus na rua).

Os preços, conforme eu falei anteriormente, são salgados. A loja é dividida em um andar térreo com board e card games, e no andar de cima o que impera é WarHammer. É incrível observar como esse tipo de loja possui movimento durante todo o dia na Europa; devia ser umas quatro da tarde e estava cheia de clientes comprando e jogando.

O endereço é Skindergade 27. O site da loja é www.faraos.dk.

Seguem fotos de mais um templo da moderna virgindade e uma bela imagem da cidade:









quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Diabolo

Depois que joguei este game, fui atrás de mais informações e acabei descobrindo que tenho alguns títulos do autor Michael Schacht. Diabolo é daqueles card games com números e temática genérica. A mecânica é de blefe e hand management.



A ideia é uma luta entre o inferno e o céu, mas poderia ser qualquer coisa no contexto,como apontou sabiamente o amigo Snow. Em Diabolo uma trilha de cartas coloridas é montada na mesa. Os jogadores devem jogar suas cartas com números do lado diabólico ou do lado angelical (representados por um tridente e uma harpa).



Quando cinco cartas são colocadas em uma das cores, esta área é "trancada"(a carta é virada em uma imagem de cadeado com correntes). Ao trancar duas cores, um round acaba e os pontos são contabilizados; nesse momento os jogadores revelam as cartas da mão para contabilizar pontos.

A contagem de pontos é curiosa. Ao revelar as cartas que sobraram na mão, o jogador com maioria de pontos restantes de cada cor leva a pontuação da mesa. Porém, se a maioria de cartas de uma cor na mesa está do lado do céu, ganha-se pontos positivos; se estiver do lado do inferno são pontos negativos.

Esse foi adquirido pelo amigo Big e agradou na medida. Jogamos uma partida em quatro players e merece um repeteco, pois é bem rápido (20 minutos).

Imagens do BGG.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FANTASK – Uma loja de board games em Copenhagen (København, DINAMARCA)

Post pra começar bem a semana.

Estive recentemente em København, na Dinamarca. Vim fazer uma apresentação para uma equipe de pesquisadores de games da IT UNIVERSITET (veja o conteúdo aqui) e, lógico, busquei boas lojas de jogos pelas paragens escandinavas.

Acabei achando vários endereços no BGG, mas a Fantask foi a primeira que visitei. A loja é dividida em duas: de um lado da rua é só HQs/livros e do outro lado ficam os games. A variedade é alta para um espaço até que pequeno.

Não tinha muita novidade e acabei comprando só uns acessórios e um card game. O que pega no norte da Europa são os preços. Aqui tudo é caro e entretenimento entra nessa lista. Um card game simples chega a custar 25 euros.

Porém, visitar lojas de jogos sempre é um exercício fabuloso e essa aqui foi mais um bom check in. O casal que atendeu foi muito solícito e até pesquisou na web a possibilidade de comprar coisas que não estavam disponíveis na loja para enviar para o hotel.

O endereço da loja é Sankt Peders Stræde 18. O site é www.fantask.dk.

Seguem algumas imagens do local e uma bela imagem do anoitecer (perto das 15:30).











sexta-feira, 23 de novembro de 2012

The Gamekeeper - Uma segunda visita nessa boa loja de Amsterdam

Visitei esta bela loja ano passado durante minha participação no congresso DIGRA na Holanda (veja o post aqui). Voltei este ano para fazer algumas apresentações na Bélgica e na Dinamarca, no meio do caminho passei aqui.

A loja continua excelente. Possui variedade e bom atendimento, mas não tinha novidades de Essen e os preços estavam muito salgados. Acabe comprando só uma lembrancinha dessa vez, mas recomendo a loja para quem estiver de passagem por aqui.

Para quem quiser conhecer mais, seguem os contatos da loja:
www.gamekeeper.nl/
Hartenstraat 14
1016 CB Amsterdam, Netherlands
020 6381579

E seguem algumas fotos do local:









quarta-feira, 21 de novembro de 2012

OUTPOST - uma loja nota 1000 em Antwerpen (Bélgica)

Direto e reto: loja sensacional. Espaço enorme, área pra clientes jogarem card e board game, lan house com MMO, vende cerveja, fica aberta até duas da manhã (é balada lúdica), preços razoáveis, atendimento nota 10, bem localizada e com muita coisa boa variada.

Vim fazer uma apresentação para duas professoras do programa de doutorado da Universidade de Antwerpen e a loja, coincidentemente, ficava do lado da escola.

Se quiser dar uma olhada sobre o que eu falei lá, clica aqui que o material está no GAMING CONCEPTZ, meu outro blog.

Termino o post com algumas boas imagens do local, uma imagem da minha apresentação e outra da bela cidade ao entardecer.













segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nautilus

Joguinho simpático para dois jogadores adquirido pelo amigo Big nas paragens europeias. Jogamos duas partidas boas desse título. Nautilus é um card game ambientado no submarino do famigerado Capitão Nemo e os players fazem as vezes de imediatos tentando conquistar rankings melhores na tripulação.



A mecânica é de hand management com vários turnos. Lembra um pouco o Lost Cities, mas neste você consegue colocar cartas no lado do adversário. Há cartas com poderes especiais e o objetivo é adquirir as cartas apostadas no mini tabuleiro com os números mais altos.

Achei curioso e quero jogar novamente. A arte e os componentes são muito bem cuidados.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

L'antre jeux - uma loja de games genial em Bruxelas (Bélgica)

Semana passada estive na Bélgica. Vim fazer uma palestra em Antwerp sobre "interfaces lúdicas" e passei por Bruxelas para conhecer esta bela cidade. Claro, uma incursão lúdica foi realizada e divido com os nobres leitores a boa experiência.

A loja que visitei foi a L'ANTRE JEAUX. Espaço bacana e enorme, recheado de coisas sortidas e bem legais. O atendimento é de primeira, mas a loja - infelizmente - é bagunçada e um pouco suja. Preços um pouco salgados, mas é normal pra esses lados.

No quesito variedade a coisa vai longe. Tem de tudo um pouco e você encontra até umas coisas meio obscuras.

Pra quem pretende passar por aqui, fica a dica e o site que pode ser acessado em http://www.antre-jeux.be/ .
E seguem algumas boa fotos do local (clique para ampliar):











terça-feira, 13 de novembro de 2012

Blokus 3D

Meu primo comprou esse aqui e jogamos no seu aniversário. Na verdade eu já tinha experimentando o RUMIS e descobri que são da mesma família.



Encaixe o maior número de peças encostando naquelas que tem a mesma cor que as suas. Porém, o objetivo é ficar no topo com o maior número de quadrados da sua cor aparecendo. Rápido e divertido.

O jogo vem com uma série de opções para 2 a 4 jogadores. Ainda tem uns challenges para completar que são bem legais. Abstrato e bem bom para a família, jogadores casuais e para brincar entre games pesados.

Pra quem quiser conhecer o Blokus original, clique aqui para ler uma das primeiras resenhas aqui do Game Analyticz.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fibber

Esse é um Liar's Dice com cartas e narizes engraçadões. Basicamente, joga-se cartas fechadas e o próximo jogador tem que dar um palpite de verdade ou mentira. Joguei na Ludus recentemente.



Se for mentira, quem mentiu adiciona peças que fazem o nariz crescer. É casual, party e pra família.



Pra jogar bêbado e tirar fotos divertidas.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Gran Circo

E aqui vai um lançamento nacional de respeito. GRAN CIRCO é o primeiro jogo do selo MS JOGOS criado pelo amigo Marcos Macri. O Macri, como eu, aposta que um caminho para publicar mais títulos no mercado nacional é arriscar na pegada indie. E pelo visto o caminho é esse, inclusive para publicar no exterior.



GRAN CIRCO é um jogo para 3 a 5 players, onde cada um é dono de um circo tentando montar os melhores espetáculos e contratar os artistas mais renomados. Tem uma dinâmica muito legal que acontece em vários planos. Os componentes estão nota 10: tiles, fichas plásticas e mini tabuleiros que não devem nada para jogos europeus.



Em um tabuleiro individual, cada jogador vai montando a sequência de espetáculos mais portentosa. Juntamente com isso deve investir em propaganda, equipar melhor o picadeiro e trazer melhorias de estrutura para o seu circo. A mecânica é bem divertida e as possibilidades são imensas.



É rápido de aprender e jogar. Compra logo o seu pois as 200 unidades estão acabando. Acessa o site e garanta seu exemplar de GRAN CIRCO. Eu já estou com o meu (autografado) na ludoteca.

Parabéns, Macri! Que seja o primeiro de muitos.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Do You Worship Cthulhu?

Esse aqui é uma releitura do clássico Werewolf, só quem com elementos de Cthulhu (leia a resenha original no link). Troque os lobisomens por cultistas e pronto. Os aldeões são os mesmos e até o vidente é o mesmo. A ideia  e os turnos são os mesmos, mas há um grande incentivo para que os jogadores criem seus próprios personagens nesse game de interpretação de papeis.



Claro que com Cthulhu o game fica mais legal. Jogam de 6 a 30 players e esse aqui é ideal para mostrar em aulas de game design com muita gente.

Ganhei do meu primo. Mais um curioso para a ludoteca. Imagem do BGG