quarta-feira, 31 de julho de 2013

Letnisko

Esse é um título que compõe a área de "especialidades locais" da minha ludoteca. Letnisko (que quer dizer Summer Resort) é um jogo 100% polonês que comprei em Warsaw na simpática loja Graal. É um card game com tema peculiar onde os players são donos de resorts de férias tentando atrair o maior número de hóspedes para obter lucro. Acabamos de jogar duas partidas dessa preciosidade e já virou um favorito.



Cada player possui uma área de jogo onde constrói as hospedarias para abrigar os visitantes. Em uma área comum há um trem que carrega os visitantes a cada rodada e há recursos para serem adquiridos e - assim - incrementar as áreas de jogo. O game tem um fator interessante que são as cartas de clima que definem que tipo de hóspede (e que quantidade) irão visitar os resorts naquela temporada. A aposta nos hóspedes mais lucrativos e a estratégia de usar uma ação extra por ser o último player a jogar dão um gosto especial para as partidas; há um 'equipamento' especial para o game que é o carro que dá a habilidade de levar mais hóspedes para as propriedades.



O jogo saiu esse ano, possui uma arte razoável e tem potencial para boas partidas. Os jogos são rápidos, a dinâmica é boa e há uma boa rejogabilidade. O vídeo a seguir dá um overview da mecânica/dinâmica do game (o entrevistado e a entrevistadora não se entendem muito bem, mas quebra o galho):



Mais um bom título para a coleção que não para de crescer. As novidades não param por aqui. =)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Boardgame shops em Milão. Contribuição do repórter de campo Guilherme Big

Aproveitando o mês de férias temos uma colaboração especial aqui no Game Analyticz. É um relato emocionante do amigo (e repórter de campo) Guilherme Big que visitou boas lojas recentemente em Milão (Itália). Segue o texto com belas imagens.

(Semana que vem voltamos com nossa programação normal de resenhas de games).

"Fui à Milão na semana passada numa viagem à negócios e aproveitei para visitar a Giochi dei Grandi, que conheci aqui neste distinto blog. Mas qual não foi minha surpresa quando, andando por perto do meu hotel, numa vizinhança totalmente residencial, encontro outra lojinha nerd escondida. Era a Giochi & Avventure, loja mais especialista em Warhammer, com muitas peças e kits à venda, materiais para pintura e enormes dioramas onde provavelmente seriam digladiadas épicas batalhas naquele mesmo dia.

Além de Warhammer a loja também tinha alguma coisa de Magic, inclusive aquelas famigeradas pastas e caixas de cartas sortidas e boardgames. O acervo era pequeno, mas cobria o básico do que você espera numa loja da Europa, como Cargassonne, Catan, Ticket to Ride, Citatels etc.

Por fim, conversei com o dono de lá, que seria facilmente confundido com um gigante ou um ogro, e ele me disse que o game designer Paolo Parente estava de passagem pelo Brasil".

Endereço:
Via Griotti, 8 (ang. Via Panzini)
20145 Milano
Tel. 02 87064076

 

Valeu, Big!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Player VS Player: uma loja de jogos em JEREZ DE LA FRONTERA (Espanha)

Jerez de la Frontera é uma cidadezinha espanhola perto de Sevilla que não possui mais do que 200 mil habitantes. O local é conhecido por fabricar o tradicional brandy "jerez" e é um local muito agradável para se visitar da região da Andalucia. Eu vim pra cá para fazer turismo, mas não estou caminhando nem 15 minutos na cidade quando me deparo com a "Player VS Player". Não estava no programa, mas essas coisas perseguem a gente.

A loja é surpreendentemente boa. Possui board games, card games, warhammer, HQs, RPGs, acessórios, camisetas, bonecos e mais uma porrada de coisas que faz a vida da gente mais feliz. Os donos ainda possuem uma leva de jogos abertos e decks de magics prontos no local. Conforme diz um aviso na porta eles ensinam os interessados a jogar (qualquer coisa).

Supresa genial e atendimento 10. Os preços estavam na média. Então, se você vier para estes lados já tem um motivo a mais para conhecer esse insólito local.

Segue uma leva de fotos e para quem quiser conhecer mais o site é http://pvpjerez.com/.









sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tres lojas de jogos em Barcelona (Espanha): JUGAR X JUGAR, GIGAMESH e KABURI

Continuando a viagem de férias aportei em Barcelona. Praia, calor, sol... hummm, bom pra ir ver loja de boardgames. Visitei três excelentes locais. Seguem as resenhas:

JUGAR X JUGAR

Excelente lugar com atendimento nota 1000. A Jugar x Jugar é uma loja para chamar de lar. Bons games com bons preços e espaço para jogar. Tá com dúvida sobre o que levar? Os donos fazem uma verdadeira consultoria para detectar o seu gosto e te oferecer a melhor opção. Levou a top 1 daqui e fica do lado de um ponto essencial de Barcelona que é a igreja da sagrada família. O site para consultas, endereços, etc. é http://www.jugarxjugar.com. Seguem imagens do local:/









GIGAMESH

Loja enorme estilo corredorzão. Tem board, card, RPG e acessórios. Bem completa e com preços na média da Europa. Fica bem localizada do lado do Arco do Triunfo de Barcelona, vale a visita e o passeio. O site é http://www.gigamesh.com/ e vai foto:







KABURI

A especialidade aqui é Warhammer (e é do lado da Gigamesh), mas tem boas opções em board e card game. Atendimento excelente como em todas as lojas de games espanholas. Para visitar virtualmente www.kaburi.es.







Foi um passeio repleto de boas compras. Oportunamente elas aparecerão por aqui.

terça-feira, 16 de julho de 2013

D6: uma loja de jogos em Vilnius (Lituânia)

Passei por Vilnius na Lituânia em minha trip de férias. Ô lugarzinho bonito, viu. Cidade plana com excelente transporte público e um centro antigo que dá vontade de morar nele. Como não podia deixar de ser, uma das missões locais era procurar uma loja de games. E foi uma missão complexa.

Eu busquei a referência de endereço para Vilnius no BGG e joguei o endereço no Maps do iPhone. Ele apontou uma direção, mas na verdade era outra. Pra completar, o shopping onde ficava a D6 era escondido no meio de um quarteirão. Depois de uns 20 minutos andando na chuva que encontrei.



Bom, a D6 é um cantinho de loja em mini shopping. Lojinha pequena que só possui o básico no acervo. O que eu achei legal é que há duas mesonas para a galera jogar e vários jogos abertos em uma estante. Uma pequena ludoteca para os clientes.

Acabei não comprando nada por aqui, mas valeu a visita para o mapeamento do blog. O atendente me falou que não há nenhum jogo de autor lituano pelo país e eles acabam comercializando os jogos de outros países da Europa.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Duas lojas de jogos em Warsaw (Polônia): GRAAL e FABER&FABER

Visitei a Polônia na viagem de férias que estou fazendo e - logicamente - fui dar uma pesquisada no mapa de lojas de boardgames locais. Visitei duas lojas, a Graal e a Faber&Faber. Apresento as impressões sobre ambas a seguir:

GRAAL

Na verdade a Graal é uma rede de lojas polonesa. Pela cidade de Varsóvia e outras cidades do país é possível encontrar lojas dessa rede. A especialidade dos caras é board/card game, mas vendem Magic, Warhammer, acessórios e mais uma porrada de coisas.

Eu visitei a loja que fica em um shopping debaixo da estação central de trem. O cara que me atendeu foi super gente boa. Me deu uma aula sobre a cultura dos games analógicos na Polônia e me explicou como funciona o mercado de publicação por aqui. Há diversos autores poloneses fazendo nome na Europa com diversos games, mas o ponto bacana é que existe uma indústria de publicações locais que faz acontecer a coisa.

Comprei um jogo 100% polonês seguindo as indicações do vendedor. O endereço da loja que eu visitei é Dworzec Centralny al. Jerozolimskie 54 (Galeria Północna N56) - www.sklep-graal.pl. A seguir, algumas imagens do local:








FABER&FABER

Na verdade não é uma loja de games. É uma livraria que também vende games, card games e Warhammer. Possui pouca coisa nas prateleiras, mas tudo que está lá é bom. A seleção de board games é bacana e o dono me contou que só coloca jogo 100% polonês e jogo premiado na loja.

Há um porão para a galera jogar e pintar Warhammer. Um pouco fora de mão para chegar, mas vale o passeio pois fica pertinho do parque com a estátua do Chopin. O endereço é ul.Puławska 11 - www.faberfaber.pl. Imagens a seguir:







E para terminar essa salada de letras dos endereços, segue a clássica piada do polonês que foi ao oculista:

O Polonês, radicado no Brasil há dois anos, vai ao oftalmologista fazer um exame.
O médico mostra um cartaz com as seguintes letras: "C Z W I X N O S T A C Z".
- Consegue ler as letras no cartaz? - pergunta o médico.
- Claro! Eu conheço este sujeito!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Duas lojas de jogos em Budapest: GÉM KLUB e DELTA VISION

Férias! De passagem por Budapest (Hungria) fiz duas visitas rápidas em duas lojas de jogos. Uma era velha conhecida (a Gém Klub) e a outra descobri por acaso (a Delta Vision). Vou falar um pouquinho de cada uma delas.

GÉM KLUB

Eu já conhecia essa simpática loja. As prateleiras possuem um arsenal bem completo e o que não tem os donos correm atrás para arrumar. A Gém Klub é bem organizada e possui uma área dedicada somente aos jogos abstratos. É realmente uma senhora loja.

Tem mesa para jogar e os donos sempre deixam jogos abertos para quem quiser ler o manual ou dar uma testada. O problema dessa vez foram os preços. Eu já havia visitado essa loja antes e me lembro dos preços serem menores, mas dessa vez tive a impressão de que tudo estava caro demais. Joguinhos pequenos estavam custando na faixa de 15 euros. De qualquer maneira vale a visita se vc estiver nessa bela cidade; segue o contato e uma sequência de imagens:

http://www.gemklub.hu/
1092 Budapest Ráday u 30/b.












DELTA VISION

Como eu disse, achei esta loja por acaso. Ela fica perto da Gém Klub, inclusive. É um mega corredor com prateleiras e mais prateleiras de livros de RPG e Magic (o foco da loja). Os board games figuram em uma grande estante no fundo da loja.

Tem dois andares, espaço pra jogar tabuleiro, espaço para jogar Magic, é bem completa em romances de ficção/aventura, preços normais e tem um defeito: o atendimento. Eu entrei na loja e o atendente estava jogando Magic com um garoto e nem deu bola. Quando eu perguntei se ele tinha um game que eu estava procurando respondeu meio grosseiramente que não conhecia o que era.

Enfim, fica registrada a dica. O endereço da loja na internet é http://www.deltavision.hu/. Não consegui tirar boas fotos porque um outro atendente reclamou que não era para fotografar.



terça-feira, 2 de julho de 2013

Hanabi

Hanabi é um card game no qual os players são criadores de espetáculos orientais com fogos de artifício. Além da temática inusitada, esse simpático card game recebeu várias indicações de prêmios. E isso é realmente um feito pois ele só usa 60 cartas e 11 fichinhas de marcação. O que faz deste game de autoria do Bauza um centro de tantas atenções?

Creio que é a dinâmica entre os players. O objetivo do game é montar sequências crescentes de cores e números na mesa. O grande detalhe é que os jogadores olham suas cartas pelo verso. É isso mesmo, você vê as cartas de todo mundo, mas não vê as suas. A grande sacada do jogo é você ir dando dicas para que os demais players possam baixar as cartas certas nos momentos certos, o que faz de Hanabi um card game cooperativo.



Cada player em sua vez pode dar uma dica de uma cor de carta que um parceiro segura (ou uma dica de número), mas sempre que faz isso uma fichinha é depositada na caixa do game. Se as fichinhas acabam não é possível dar dicas, então os players devem descartar cards para repor o estoque. Se um player baixa uma carta fora de ordem ou de cor errada, entra um marcador de explosão no game e todos perdem se três deles vierem para o game.

É simples, diferente e bem divertido. Casual pra caramba, mas ainda assim um jogo simpático que não pesa nada e cabe na mochila pra levar para cima e pra baixo. Esse aqui eu comprei e está figurando entre as últimas aquisições da ludoteca.