segunda-feira, 15 de março de 2010

Vasco da Gama

Esse boardgame foi um dos grandes lançamentos do final de 2009 e, acreditem, é um jogaço. Por vários motivos, mas além da arte fantástica, ambientação histórica bem refenciada e o capricho dos componentes, ele conseguiu trazer uma inovação de mecânica que há muito não aparecia nos últimos big hits do mercado.

Vasco da Gama é um jogo que utiliza uma mecânica de action points com um pouco de controle de área, ou seja, você usa marcadores de ação (limitados) para conseguir dominar as melhores ações disponíveis no tabuleiro; entre as ações, você pode comprar projetos de caravelas, construir o barco, equipar a nau com tripulação, buscar ajuda de nobres e realizar uma viagem pela costa portuguesa. Deem uma olhada no belíssimo tabuleiro e cada uma das áreas de ações que estão divididas no layout:

Há um pedaço do tabuleiro que contém a inovação do jogo que são peças numeradas de 1 a 22, que os jogadores vão escolhendo para colocar junto com seus marcadores de ação. Quando todos são colocados, o jogo vai se resolvendo em sequência crescente e é aqui que você deve planejar muito bem os números para não cometer um erro do tipo colocar um barco pra navegar sem ter um barco construído. A seguir o detalhe do board com os números.

Apesar do manual ter 12 páginas, é super bem explicado. O jogo tem uma série de possibilidades, mas se mostra bem intuitivo durante a partida. Joga-se de 2 a 4, mas logicamente com 4 pessoas é que fica melhor. E não é um jogo longo, dura na média uma hora e meia.

As imagens dizem mais sobre a qualidade dos componentes. Temos tiles de barcos, meeples caprichados, marcadores de madeira e toda uma arte muito bem caracterizada e ambientada na corte portuguesa na época das grandes navegações.

O amigo Macri apresentou esse título que chegou recentemente para seu acervo pessoal; eu joguei, gostei e já vou comprar um pra mim. Para quem quiser saber mais sobre o jogo e seu criador, Paolo Mori, acesse aqui a página oficial no BGG.

Acredito que os amigos de além mar do blog português JOGO EU devem ter gostado desse título.

4 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Sim!
Joguei-o com o Pedro no último LeiriaCON!

http://vimeo.com/9280838

VINCE VADER disse...

Legal demais esse título, Carlos!

Carlos Abrunhosa disse...

Vasco da Gama é possivelmente o melhor jogo de 2009. Mas é sempre complicado fazer este género de destaque a um jogo, por isso é seguramente um dos melhores.

VINCE VADER disse...

concordo, CArlos. É realmente complicado, mas é bom demais esse título!