quinta-feira, 17 de junho de 2010

Hatszög

Essa semana terminei de testar com alguns amigos um novo jogo que desenvolvi. HATSZÖG (hexágono no idioma húngaro, pronuncia-se rótssêg) é um jogo abstrato de poucos espaços e muita estratégia. Cada jogador deve posicionar o maior número de dados no tabuleiro composto por hexágonos. Ganha quem conseguir ficar com a menor soma de números nos dados que sobraram fora do tabuleiro.

Atendendo a um pedido do leitor Flávio Moreno, vou contar um pouco da parte de produção do protótipo. Basicamente o jogo é composto de dados e um tabuleiro de 25 x 25 cm; fiz a arte usando Photoshop + Illustrator e a ideia era ser bem minimalista, imprimi em papel couché de gramatura 180g e enquadrei numa moldura de poster para ficar mais resitente. A caixa eu que fiz com cartolina extra grossa para caber o kit completo dentro dela.

Mandei a ideia para três empresas e estou aguardando respostas. Enquanto elas não chegam, convido todos os leitores a testarem uma versão print+play do game. A seguir, segue a arte do tabuleiro (clique na imagem para ampliar e imprimir) para download e as regras.


Aguardo opiniões, sugestões, críticas e elogios aqui nos comentários do post.

Szia!



REGRAS

Setup: cada jogador pega um set de 18 dados iguais e rola-os de maneira a formar “grupos”, que devem ficar devidamente separados e claramente identificáveis. Cada jogador deve rolar e agrupar a seguinte configuração: um grupo de 4 dados; dois grupos de 3 dados; três grupos de 2 dados; dois grupos de um dado. A seguir, vemos um exemplo de configuração inicial do jogo onde os jogadores já rolaram os dados e os agruparam da maneira correta (clique para ampliar).


Jogando: um dado de cor diferente serve para rolar a iniciativa e definir quem começa a partida; o maior valor ganha e no caso de empate rola-se o dado novamente. Depois do jogador inicial, segue a vez para o segundo jogador e assim sucessivamente até o final da partida.

O jogador inicial começa colocando um de seus grupos de dados no tabuleiro obrigatoriamente com um dado ocupando o hexágono central devidamente diferenciado dos demais. Há uma versão avançada do jogo que não utilizaremos por enquanto que usa um marcador para anular a área central do tabuleiro.

A seguir a primeira colocação de um grupo de 4 dados passando obrigatoriamente pelo centro do tabuleiro (clique para ampliar):

Regras para colocação de grupos de dados: a partir do primeiro grupo colocado no tabuleiro, demais grupos só podem ser colocados se estiverem adjacentes a valores iguais. Ou seja, um número UM só poderá estar adjacente a outro número UM se não estiver encostando em outro número diferente. Os dados devem ser colocados em linha e não podem ser agrupados em núcleos. A seguir vemos alguns exemplos (clique para ampliar):



Fim de jogo:
quando um jogador não consegue colocar um grupo de dados, ele deve passar a vez; caso seja possível adicionar um grupo na próxima rodada ele deve realizar a ação. O jogo acaba quando ambos os jogadores passarem incapacitados de colocar grupos de dados no tabueiro. Um detalhe importante: se é possível colocar um grupo de dados no tabuleiro ele deve ser colocado obrigatoriamente.

Quando os dois jogadores passam soma-se o valor total dos dados restantes fora do tabuleiro, aquele que possuir menor soma ganha. Em caso de empate quem tiver menos dados ganha; se o empate persistir quem tiver o menor número único na mesa ganha. Normalmente não são colocados todos os dados no tabuleiro. Uma dica importante é tentar se livrar dos grupos maiores primeiro.

Modo avançado: coloca-se um marcador no centro do tabuleiro; este espaço não pode ter um dado. O jogador inicial começa a colocar seu grupo de dados em qualquer lugar que desejar. Joga-se com dois grupos de 1 a mais para cada player

Info: Game Design e Design Gráfico por Vince Vader. Contatos para dicas, sugestões e críticas nos endereços http://gameanalyticz.blogspot.com/ & vincevader@gmail.com

7 comentários:

Fuzaro disse...

Caraca Vince, fácil, rápido, prático e bem estratégico e intuitivo...
Parabéns pela iniciativa.. já esperamos pela versão oficial do tabuleiro.. hehe...

Flávio Moreno disse...

Grande Vince!
Quando crescer, quero fazer jogos tão interessantes e bem acabados assim...rs
Enquanto isso, vou angariando essa dicas. Valeu mesmo! A classe agradece.
Baixei a belezinha e vou arrumar alguém pra jogar ainda hoje...
Parabéns!
Grande abraço.

VINCE VADER disse...

Eu que agradeço a participação de vocês. Mandem feedbacks! Tou sentindo que esse título vai ser publicado!

Fabio disse...

Legal Vince.
Vou tentar imprimir o meu essa semana e testar.
Abraços.

VINCE VADER disse...

VAleu, Don Formiga! Mande os feedbacks!

Dra. Adriane Kroeff disse...

Olá Vince,

recebi o email do Formiga divulgando seu jogo e achei muito legal. Parabéns!
Já tens uma empresa que queira fabricar teu jogo?
SE nao, posso ver com algumas que conheco.

Um grande abraco,

Adriane Kroeff - www.playcatan.blogspot.com
Email: amskroeff@hotmail.com
Skype: adriane_kroeff_ahkpoa

Leandro disse...

O jogo pareceu-me muitíssimo interessante. Devo fazê-lo também!
Abraços e boa sorte,
Leandro.