domingo, 3 de março de 2024

Pescado Novo

Esse ano eu estou prestigiando mais os autores nacionais. Esse final de semana teve na mesa o PESCADO NOVO do Renato Simões. Um título baseado no jogo italiano Escopa, no qual você precisa pescar cartas na mesa tentando fechar o número 15.



Temos 4 naipes no game e mais uma série de cartas especiais. Além de uma pontuação marota que privilegia quem compra mais cartas de atum, quem pega o 7 de atum, quem junta mais cartas 7 e quem tem mais cartas no final do game.

No começo, a mesa ficou fazendo contas demais. No entanto, no final, todo mundo estava mais no automático e usando bem os recursos que vinham pra mão.

Lançado pela Geeks' Orcs com a Galápagos, é um jogo que custa R$ 35,00. Um bom presente e aquele filler bacana pra ter na coleção. Diga-se de passagem, minha ludoteca está lotada dessas pequenas caixinhas.

#GoGamers

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Costa Ruana

O jogo do final de semana foi o Costa Ruana.Area control bacana com arte bem legal. No game, controlamos tribos buscado resgatar pérolas escondidas em ilhas antes que a ameaça colonialista chegue perto. Cada player possui 10 meeples e temos ilhas com pérolas no centro da mesa para fazermos as jogadas e resgatar as preciosidades.



O starting player é o shaman da rodada e todo mundo começa jogando uma carta de efeito aberta em frente de si ou de um oponente no primeiro movimento. Depois, faz-se a mesma coisa com cartas fechadas. POr fim, cada jogador pode colocar um meeple em cima de uma carta para ativar seu poder. O interessante é que o player que é o shaman escolhe duas cores (de quatro) para ficarem ativas na rodada. Ou seja, sempre há a chance de cartas da cor que você jogou serem inutilizadas. Por isso, em Costa Ruana é preciso observar sempre o comportamento do shaman e como você quer atuar nas ilhas.



As cartas que você joga a cada rodada permitem colocar/retirar meeples das ilhas e movimentar meeples/pérolas das ilhas. No final, o que você tem de pérolas na sua cabaninha (um asset muito legal, por sinal) e os meeples que estão na sua reserva é que valem pontos.



Esse chegou recentemente na ludoteca e já fez sucesso entre amigos que não costumam jogar com frequência. Joguei em 4 players, mas quero testar com 6. A arte é muito legal.

#GoGamers

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

DOBRO

Caraca, esse aqui tava na lista e nunca dava certo de jogar. Finalmente consegui encaixar o DOBRO numa joga. Primeiramente: é um game assinado pelo Fel Barros que, por sua vez, organiza o maior evento de carteado do Brasil que é o Cartapalooza.



O game é de escalada. Simples, direto e reto. Mas com uma pimenta boa. Você joga uma carta, digamos que foi um 4. O próximo jogador precisa jogar uma carta maior, um 7, por exemplo.

O próximo pode jogar uma carta maior (elas vão de 2 até 12) ou pode jogar dois 4 (que totalizam 8) ouuuuuu jogar um 7 em cima do 7 e dobrar pra 14 - dificultando a vida do próximo player.

Quem não consegue mais jogar, arremata o monte de cartas e o objetivo é pegar o mínimo de cartinhas para ganhar mais pontos.

Como um complemento, temos cartas para inverter a ordem de jogo, coringas e uma carta penalidade para aquele clássico amiguinho que só lembra de repor a mão na rodada de outra pessoa.

Curti! Vai pra estante das pequenas caixas com grandes diversões!

#GoGamers

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

District Noir

Mais um jogo da linha pocket da Paper Games que estou conferindo. Pouco a pouco estou platinando todos os títulos. 😀

District Noir é um game com temática de gângsters criado por autores japoneses. É para dois players e possui uma mecânica bacaninha de set collection.



A cada rodada uma fileira vai sendo feita com cartas descartadas. Na sua vez você pode descartar ou comprar até cinco cartas. Comprar é uma ação única na rodada e as cartas farão parte do sua coleção.

A pontuação pode terminar de duas maneiras e é um bom título pra iniciar pessoas na mecânica. Como sempre, os jogos pocket da Paper Games são um excelente custo-benefício.

#GoGamers

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

GAP

Bom, agora sim o ano está começando aqui no Game Analyticz. Vamos falar do primeiro título conferido nesse ano de 2024 (que espero que seja mais cheio de boas jogas que o ano passado).

Este final de semana joguei GAP, um game dos designers Frank Noack e Rico Besteher; foi lançado aqui no Brasil na linha pocket da Paper Games e cumpriu a função de jogo rápido para levar para a mesa de bar.



Em GAP, os jogadores possuem uma mão com cartas de cinco cores numeradas de 0 até 9. Quando você joga uma carta na mesa, três situações podem ocorrer: A) você joga uma carta com um determinado número e pega todas as cartas de mesmo número que estão na mesa (imagine que tem um 2 azul e um 2 roxo na mesa, você joga o 2 verde e coloca todas as cartas na sua mesa); B) você joga uma carta com um número, mas não tem cartas desse número - se for possível, você pega um número adjacente (imagine que na mesa há um 3, um 4 e um 9, você joga um 2 e captura o três que é adjacente); C) não há possibilidade de fazer combos, então você coloca uma carta da sua mão no depósito do meio da mesa ampliando as possibilidades para os próximos jogadores.

Ao final, cada jogador pontua positivamente com as cartas que possui maioria e negativamente com as que tem menos quantidade. Se um jogador termina o jogo com 7 cartas azuis, 2 verdes e 2 vermelhas possui sete pontos positivos. No entanto, possui minoria em duas cores, levando 4 pontos negativos e terminando a partida com 3 pontinhos.

Rápido, fácil, portátil e com excelente preço. Já separei com os outros títulos que tenho da Paper Games para levar nas aulas de game design que discuto os componentes matemáticos dos jogos.

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sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

PHI - um print & play solo grátis de presente pra você!

Eu achei que não ia postar mais nada por aqui esse ano. No entanto, o amigo Rodrigo “Snow” Cotellessa (artista do Húsz) me brinda com uma novidade incrível na manhã de hoje: ele terminou a arte do meu jogo novo: o PHI!



PHI (pronuncia-se "fi") é um print and play solo facinho de jogar e que você só precisa imprimir o tabuleiro, descolar tokens de duas cores e pegar cinco dadinhos D6 para jogar. A inspiração para a mecânica e o tabuleiro veio da série de Fibonacci, mas não vou explicar muito porque os detalhes estão no manual.



O Snow, que fez a direção de arte comenta um pouco o processo criativo: "Para a capa do game a inspiração foi o grid do poster Der Film, do designer Josef Müller-Brockmann. O grid foi criado em cima da proporção áurea. Müller-Brockmann é uma das figuras mais importantes da história do design, representando a International ou Swiss Style. A tipografia, para quem se interessar, é a OT Brut, criada pela Off-Type (um braço do estúdio Pangram Pangram). Eu acho que a fonte tem essa cara de impressora “matricial moderna” que casa bem demais com a proposta do jogo. O material está em preto e branco com uma diagramação editorial bem clean, para quem for imprimir usar o mínimo de tinta possível e aproveitar ao máximo a experiência do jogo.".



Esse aqui é o último game que faço esse ano. Mais um para o portfólio! Então, não espera mais não: clica aqui ou em alguma das imagens do post faz o download com o manual de regras e o tabuleiro!

Valeu, Snowzão! Mais uma parceria de sucesso!

#GoGamers

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Retrospectiva 2023

Pãm! Pãm! Pãããmmm! Chegou a hora da famigerada RETROSPECTIVA ANUAL LÚDICA GAME ANALYTICZ 2023 TURBO WITH LASERS! Vamos falar das coisas legais (e só de coisas legais) que rolaram por aqui nesse ano corrido e insano.

Esse ano não deu pra jogar nada grande ou demorado. Foi o ano das pequenas caixas com grandes diversões. E o ranking dos três melhores games ficou assim: 1ºLugar - SCOUT; 2ºLugar - Trick of the rails; 3ºLugar - Papayoo.



E teve projetos! Muitos projetos legais! Saiu o BATALHA DAS GERAÇÕES 2 (que fiz o game design e conteúdo para a Grow), saiu o ARENA OF DREAMS (que fiz a parte de narrativa e UX writing para a Fanatee), meu livro 15 EXERCÍCIOS DE GAME DESIGN foi traduzido para o espanhol no Chile e - fechando com chave de ouro - fiz o conteúdo do projeto COMO PUBLICAR SEU JOGO (com a COPAG).



Teve viagem com palestra para Sarajevo (na Bósnia) e Bratislava (na Eslováquia)! E, de quebra visitas em muitas lojas de games nesses lugares e com extra na Bulgária e Bolívia!



Consegui ir no BIG Festival, Cartapalooza, jogar na medida com os bons amigos!

Que venha 2024!

#GoGamers