Mostrando postagens com marcador videogame. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador videogame. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Introdução para UX em games - meu livro novo já está à venda!

Leitores e leitoras do Game Analyticz! É com muita alegria que divido a notícia que foi lançado, pela Editora SENAC, meu novo livro: Introdução para UX em games! Meu oitavo livro escrito.

Trabalhar com game design é, em essência, trabalhar com UX. Nesse livro eu trouxe alguns conceitos básicos da área, canvas, definições sobre diferentes perspectivas de UX, estruturação de projetos, cases e entrevistas com profissionais do mercado. Não é por nada não, mas tá muito legal e o pessoal da editora caprichou muito no layout. Para quem quiser comprar, é só clicar aqui ou na imagem a seguir.



Segue a resenha oficial:

A experiência do usuário (UX) está em toda a parte, na navegação em aplicativos e sites e até na interação com produtos físicos. No universo dos games, ela é determinante para garantir uma experiência envolvente e despertar no usuário o desejo de voltar a jogar.

Com uma linguagem prática e acessível, Introdução para UX em games aborda os princípios de UX aplicados ao desenvolvimento de jogos digitais e analógicos. São apresentadas ferramentas para a concepção de um projeto de game, como mapas de navegação, esboços, wireframes e interface, além de estudos de caso que conduzem o leitor no processo de criação, indicando como foram identificadas questões a serem melhoradas e as soluções pensadas em diferentes situações.

Desenvolvido pelo Senac São Paulo, este conteúdo traz os elementos fundamentais para que desenvolvedores de jogos, designers, estudantes e entusiastas desse universo aprimorem seus conhecimentos teóricos e práticos, de modo que possam aplicá-los em seus projetos com habilidade e criar jogos imersivos e com experiências memoráveis.


#GoGamers

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Hand of Fate: ordeals

Bom, esse aqui não tem muito o que contar: board game baseado em video game com mecânica de descolamento em grid e deck building.



O game é cooperativo e possui um livrinho de missões. Isso é bom e dá uma variabilidade no jogo, mas no geral é bastante repetitivo e cansativo. A arte salva a experiência.



A parte de deck building tem uma pimentinha de adicionar cartas de maldição, mas é só. No geral, esquecível. Não joguei o video game, mas também não fiquei curioso para conhecer.

Acho que hoje estou ranzinza. =)

#GoGamers

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Storm: mais um bar de jogos descoberto na Bratislava

Bratislava, capital da Eslováquia, tem meio milhão de habitantes. Cidade pequena se compararmos com SP, né? No entanto, o número de ludotecas, lojas de games e bares de jogos é enorme! Eu acho que já vim em uns dez lugares aqui que possuem o foco em games.

O Storm bar é um mega espaço legal. No porão tem pebolim, PCs e videogames (lembra uma lan house brasileira das antigas). Na parte de cima tem balcão, mesas e estantes de board game. É entrar, pegar uma bebida e ir jogar. Um detalhe importante daqui: mesmo nas luderias não há monitores para ensinar os games, os clientes “se servem” sozinhos.

Lugarzinho arrumado e bacana. A estante de jogos não é aqueeeeeeela estante com trocentos mil games, mas tem boas coisas.

Se estiver na cidade e quiser conhecer, o endereço é: Heydukova 2138/1. Bratislava Game City!















#GoGamers

sexta-feira, 13 de abril de 2018

#GoGamers: estudos de jogos na ESPM >> um livro gratuito para discutir o universo dos games

Leitoras e leitores do Game Analyticz, venho por meio deste post dar um presente para vocês: trata-se do livro #GoGamers: estudos de jogos na ESPM, uma publicação em creative commons que tive a honra de organizar aqui na ESPM.

Com textos variados e abordando temas que vão dos jogos analógicos aos digitais, esta publicação chega para divulgar os estudos de games que fazemos aqui na faculdade. São quatro os eixos temáticos: game design, game cultura, mercado & business e educação & games.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.



#GoGamers

domingo, 7 de setembro de 2014

Terra Magic: um novo espaço lúdico de São Paulo

Recentemente visitei um novo espaço lúdico de São Paulo: a TERRA MAGIC. Como o nome sugere, os caras vendem bastante Magic, mas o acervo da loja vai muito além disso.

Localizada na Rua Lins de Vasconcellos, no bairro Cambuci, a pequena porta que dá direto na calçada leva para um segundo andar recheado de boas coisas. Logo ao entrar no ambiente a gente já se depara com um cuidado todo especial na decoração: bandeiras, mensagens nerds bem humoradas, sinalização geek e tudo o mais que uma boa game shop pede. Há variedade de board/card games e até um pequeno museu de raridades de video game do passado.

O atendimento é nota 1000 e ainda há mesas para RPG e jogos sortidos. Check-in obrigatório para quem curte o mundo lúdico. Longa vida para a Terra Magic!

A seguir, algumas imagens (clique para ampliar) e informações importantes:

Rua Lins de Vasconcelos, 920 - sala 2 - Cambuci - 01538-000 - São Paulo - SP
(11) 3542-4213 - contato@terramagic.com.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Segunda: 12:00 - 20:00
Terça a Sábado: 10:00 - 20:00
Domingo: 11:00 - 18:00








segunda-feira, 30 de junho de 2014

Boss Monster

Boss Monster é fruto de um financiamento de Kickstarter. O card game resgata um clima de jogos do Nintendinho em sua estética e - de certa forma é um Dungeon Lords bastante simplificado. O ponto alto do game, sem dúvida, é a arte das cartas; cada uma possui uma ilustração em pixel art cuidadosamente detalhada que dá a graça temática da experiência.



Cada jogador comanda um monstro e deve estruturar sua dungeon para atrair os aventureiros (que vão formar uma fila de ataque). Cada pedaço do calabouço atrai um tipo de herói e é preciso estar com recursos para eliminá-los e ganhar os pontos. Joguei duas partidas e flui bem, é divertido ler o conteúdo das cartas.



Cada partida dura 15 minutos e é um jogo que vai agradar não-gamers, principalmente aqueles que curtem uma estética de videogame do final dos anos 80. Mais um achado da ludoteca do amigo Estevão.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DOSES LÚDICAS: breves textos sobre o universo dos jogos e entretenimento (download grátis)

É isso aí, nobre leitores! Mais um livro saindo do forno! Seguindo o mesmo modelo de Creative Commons do meu primeiro livro, o LUDIFICADOR, este aqui também chega grátis (e completo) para download no seu tablet ou computador. O conteúdo monta de mais de um ano de compilação de textos, pesquisas e insights sobre o mundo dos games.

Eu acredito que esse tipo de assunto deve ser pesquisado, discutido e disseminado para fomentar novas pesquisas e novos rumos da indústria nacional de games. Por isso, o conteúdo é de graça, mas você pode pagar com um share no Facebook ou um tweet no Twitter. Simples assim.

A recompensa chega para o autor em outros formatos. =)

Clique na imagem abaixo para acessar o site e fazer o download. A seguir uma breve descrição do que vem nas páginas da publicação. Valeu!



DOSES LÚDICAS é uma compilação de breves textos sobre o mundo dos jogos e do entretenimento. O livro, que teve o prefácio escrito pelo amigo Leonardo Trevisan, é uma reunião de posts e outros materiais do autor publicados nos últimos anos em blogs e sites na internet.

Cada texto procura trazer um referencial teórico diferente e que possa servir de consulta para os futuros game designers, estudiosos do universo lúdico ou simplesmente para aqueles que são apaixonados por games.

DOSES LÚDICAS é um livro para ser lido na ordem que o leitor escolher e seu conteúdo é bastante didático, criando um diálogo harmonioso com os especialistas ou iniciantes na área.

Desfrute em pequenas ou grandes doses. No modo easy ou no modo hard.

Aperte start e boa leitura!



Nota: farei exemplares impressos também. Para aqueles que curtem o formato analógico, entre em contato através do vincevader@gmail.com para informações sobre preço e envio.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Blue Dragon Role Playing Card Game

Eu gosto de adquieir alguns games focados para crianças por dois motivos: 1) o público infanto juvenil é amplo para lançar novos produtos; 2) Já desenvolvi produtos para público infantil e foi uma experiência bem legal. Achei esse Blue Dragon Role Playing Card Game na loja Shinozaki no bairro da Liberdade (SP) e comprei dois decks básicos para ver como funciona.

Até onde eu pesquisei, o título era um jogo de videogame que virou desenho animado (ou o contrário) e então ganhou seu card game. Achei a versão de Nintendo DS no YouTube:



Como todo bom card game colecionável ele oferece elementos que já vimos no Magic com algumas pequenas modificações. Nesse daqui um dos principais destaques é que você descarta cartas que possuem pontos de experiência e possuir esses pontos em uma área do tabuleiro garante que você use cartas mais avançadas. As cartinhas possuem arte com cara de mangá e qualidade nota 10; o pack ainda vem com um mini tabuleiro pra montar sua área de jogo.

Enfim, gostei da apresentação do produto, mas não sou público desse tipo de game. Joguei uma partida hoje e confesso que achei meio sem graça, mesmo me colocando no lugar de uma criança de 7 anos.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vince Vader no jornal Brasil Econômico desta semana

Um post pouco off-topic, mas mesmo assim relevante. Apesar dos meus pais acharem que eu só jogo videogame (e boardgames) o dia todo, eu ando trabalhando bastante fazendo coisas legais nessa área.

Essa semana saiu um artigo meu sobre o mercado nacional de videogames, tendências, etc.
Reproduzo o texto na íntegra a seguir.


A indústria dos jogos eletrônicos, hoje, é a terceira mais rentável do mundo, perdendo apenas para a indústria bélica e a automobilística. Dentro do campo do entretenimento fica fácil entender porque os games bateram cinema e música em números absolutos.
Quando falamos do universo dos jogos eletrônicos automaticamente aparece a imagem de um mercado americano super desenvolvido onde grandes investimentos estão sendo feitos tanto em construção de sofisticados roteiros quanto na criação de novas e modernas plataformas de consoles.
O surgimento de novas interfaces como o Kinect da Microsoft, aparelho que capta movimentos e permite ao jogador experimentar o game sem controle, são provas de como este mercado caminha em termos de desenvolvimento.
A Sony não ficou para trás nessa onda e lançou um joystick com sensor de movimento que lembra, em parte, o modelo pioneiro do que a Nintendo utilizou para o console Wii em seu lançamento.
Com tantas inovações fica difícil prever para onde esse mercado irá caminhar e que dimensões irá ganhar com todas as possibilidades que surgem a cada dia. A possibilidade de jogar multiplayer online com pessoas do mundo todo cria, juntamente com toda a tecnologia disponível, uma rede poderosa de pessoas em busca de entretenimento.
Diante deste cenário podemos questionar onde o Brasil pode se encaixar futuramente, já que a Microsoft lançou no último dia 10 a Live de Xbox aqui no Brasil, plataforma online da empresa que permite download de conteúdo e conexão para jogar online. Pode ser um primeiro passo muito importante para começarmos a visualizar, futuramente, uma indústria de games em terras tupiniquins. Afinal, mão de obra qualificada e criatividade para tornar realidade esse cenário não falta por aqui.
Prova disso são algumas empresas consagradas da área como a Ubisoft e a Eletronic Arts que há alguns anos já possuem escritórios em território brasileiro e começaram a investir em talentos nacionais.
A chegada de novas tecnologias e o aquecimento desse mercado delineia um cenário positivo para o nosso mercado. A iniciativa pioneira da Microsoft de lançar a Live pode, talvez, incentivar outros grandes grupos a começarem investimentos mais sérios por aqui.
Não há limites criativos para os games e possivelmente um mercado nacional aquecido nesta área possa trazer mais inovações mundiais ou até mesmo novas empresas para criação de conteúdo. É fato que criatividade é uma matéria prima abundante por aqui.
Games viraram assunto de gente grande e um mercado que não pode ser ignorado. Conhecer sobre ele, em termos de entretenimento, é fundamental atualmente.
Interessou? Quer jogar? Aperte start e boa sorte.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Workshop com Vince Vader

É isso aí, caros leitores. Sábado agora estarei ministrando um workshop no Studio Pop do grande amigo Ricardo Aguiar. Vais ser das 14h às 18h e acontecerá na Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 303 (Pinheiros). Tel. (11) 2365-3555

O valor é R$ 160,00 ou 2x de R$ 85,00 (cheque ou dinheiro).
Inscrições no Local.

Estaremos discutindo (e jogando) muita coisa bacana para comparar as diferentes modalidades de criação de mecânica/roteiro para jogos. Clique na imagem abaixo para ampliar o cartaz de divulgação. Até lá!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Boardgames com interação eletrônica em 1983

Você é daqueles que pensa que EYE OF JUDGEMENT de Play 3 é uma novidade em termos de integração tabuleiro + digital? Vou te apresentar uma "novidade", então. Em 1983 o videogame ODISSEY já brincava com a possibilidade de criar um boardgame que se desdobrasse de alguma maneira interfaceando o tabuleiro com a TV. Pois é, nos idos de 1983 eram lançados alguns games aqui no Brasil que vinham em grandes caixas de tabuleiro, mas com um cartucho de videogame dentro. A ideia era jogar com dados no tabuleiro amparado pelo recurso visual da TV que oferecia elementos de aleatoriedade e "animações". Essa semana achei um site com edições da revista ODISSEY AVENTURA e lembrei que meu pai tinha um exemplar dessa preciosidade.

É brilhante do ponto de vista de inovação. Você reunia os amigos para uma partida de tabuleiro, mas que oferecia combates, enigmas e textos secretos na tela da televisão. Observem a seguir algumas belas imagens desse produto:



A revista ODISSEY AVENTURA de 1983 descreve de maneira singular esse fenômeno que eu reproduzo a seguir: "Os jogos estratégicos são o mais importante lançamento no mundo dos videogames e só foram possíveis graças à tecnologia do Odissey, que criou o exclusivo teclado alfa-numérico, permitindo a combinação da estratégia dos jogos de tabuleiro com a agilidade e emoção dos jogos eletrônicos. EM BUSCA DOS ANÉIS PERDIDOS, A CONQUISTA DO MUNDO e WALL STREET são os três primeiros lançamentos* desta série inteiramente nova, em termos de conceitos e tecnologia de videogames, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Você vai enfrentar dragões, batalhas no deserto, conquistar países, ou até mesmo transformar-se num gênio das finaças**".

Aliás, um obrigado todo especial aos editores que um dia fizeram essa bela revista e um obrigado especial para quem digitalizou página por página as edições!

*Três primeiros e únicos.
**UAU! MEu sonho de criança! Ser um gênio de finanças!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Vince na Nintendo World desse mês

A Nintendo World 132, de março, apresenta uma matéria sobre os 30 anos da KONAMI - um dos maiores nomes na indústria dos games - e eu fui um dos convidados para contar qual jogo da empresa mais me marcou nesse tempo que passou. Reproduzo a seguir o trecho que teve até direito a uma foto.

Gracias mais uma vez para a Laura de Paula que escreveu a matéria.